Unifeso - Unifeso realiza seminário sobre violência contra mulher no colégio Higino da Silveira

24-10-2023

No dia 6 de outubro, estudantes e professores do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram no Colégio Estadual Higino da Silveira para ministrar o seminário “Violência contra mulher: reflexões sobre as políticas públicas de prevenção e combate”, com o objetivo de integrar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina de Violência e Criminalidade I com demandas de suma relevância da sociedade brasileira, exemplificando e apresentando a questão da violência contra mulheres no Brasil.

O evento foi organizado pelas professoras Gisele Alves de Lima Silva e Débora Lubrano de Mendonça. Segundo Gisele, trata-se de uma atividade de extensão que está sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Violência Psicológica contra Mulheres”, fomentado pelo Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPq) do Unifeso e está sendo fomentada também com a disciplina de Violência e Criminalidade, ministrada por ela.

“Esse assunto é muito relevante socialmente. Passamos esses dados para os estudantes do ensino médio, com os estudantes do curso de Direito, e depois de apresentarmos esses dados separamos em grupos de trabalhos, nos quais se discute vários temas como importunação sexual, feminicídio, medida protetiva, delegacias especializadas etc.”, contou a professora Gisele.

Para Victor de Oliveira da Silva, estudante do primeiro ano do ensino médio, “é muito interessante, pois se evolui bastante ao saber sobre os direitos da mulher. Vou passar essas informações em casa também. Os alunos de Direito explicaram bem, gostei muito”, avaliou o estudante.

Atividade também visou aproximar os acadêmicos com as atividades desempenhadas na vida profissional, articulando teoria e prática, com o fim de contribuir para a conscientização sobre a proteção da dignidade humana da mulher e o combate à violência de gênero.

“Conhecer as leis é um alerta para que estes estudantes não venham a praticar estes atos, mesmo que tenham esse exemplo em casa. É uma atividade boa para quem recebe a informação, como também para nós que vamos nos formar em Direito, pois acabamos aprendendo mais, porque quem ensina aprende”, observou Michel Santana, do quarto período de Direito.