Unifeso - Unifeso recebe a Jornada de Integração Serrana em Pneumologia da Sopterj

Unifeso recebe a Jornada de Integração Serrana em Pneumologia da Sopterj

10-10-2022

No dia 7 de outubro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (Sopterj) para a Jornada de Integração Serrana em Pneumologia. O objetivo foi proporcionar uma reciclagem dos conhecimentos médicos relacionados à pandemia da Covid-19, com temas atuais de interesse para pediatras, intensivistas, infectologistas, radiologistas, imunologistas e clínicos gerais.

Foram dois dias de programação intensa. A sessão de abertura contou com as presenças da Dra. Monica Rick, presidente da Sopterj; da Dra. Paula Werneck, diretora de Assuntos Científicos da Sopterj; e do Dr. Paulo Cesar de Oliveira, vice-presidente da Região Serrana da Sopterj e professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A Conferência de Abertura ficou a cargo do Dr. Daniel Pinheiro Hernandez, que proferiu a palestra “Epidemias e Pandemias num contexto histórico”.

“Fizemos um evento semelhante em 2016, que chamamos de Jornada de Integração Serrana em Pneumologia, e este evento é uma reedição. Faremos uma reciclagem dos temas que envolvem a Covid-19 e vamos discutir como as doenças, como pneumonia; asma brônquica; tuberculose e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, se comportaram em crianças e adultos durante a Era Covid”, explicou vice-presidente da Sopterj, Paulo Cesar de Oliveira.

O Dr. Daniel Pinheiro Hernandez, também professor do Unifeso, em sua palestra de abertura falou sobre as epidemias e as pandemias no contexto histórico. “Faremos uma viagem até a antiguidade para abordar a primeira pandemia de que se tem notícia até chegarmos à Covid-19, passando por situações que não podemos deixar de falar, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola, que, apesar de ter acontecido há 102 anos, carrega situações muito parecidas com as que vivenciamos na Covid-19”, explicou o professor.