Unifeso - Unifeso tem trabalhos e atividades aprovados para o 61º Cobem

Unifeso tem trabalhos e atividades aprovados para o 61º Cobem

27-09-2023

Sob o lema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) reunirá estudantes, docentes e profissionais, em Fortaleza, de 5 a 8 de outubro de 2023. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) teve mais de 20 trabalhos aprovados, que serão apresentados no congresso, tanto no formato de painel como de apresentação oral.

Além dos trabalhos, a instituição teve atividades aprovadas na programação oficial do Cobem. “Faremos a oficina sobre currículo integrado ‘Os desafios da escola médica’, que abordará a experiência e o desenvolvimento das ações pedagógicas que realizamos no nosso curso de Medicina; e também uma vivência do Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda), chamada ‘Dançando a gente se entende’, uma atividade prática com os participantes do congresso, que tem como objetivo apresentar a utilização da dança para a redução dos níveis de estresse e de ansiedade dos estudantes de Medicina”, explicou a professora Mariana Arcuri, diretora Acadêmica das Ciências da Saúde do Unifeso.

Esta é a terceira edição em que o Unifeso tem uma oficina de currículo de medicina aprovada no congresso. “Há três edições do Cobem viemos capacitando professores e coordenadores de curso, em nível nacional, na temática de currículo integrado e desafios da escola médica”, afirmou a diretora.

A professora Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso, lembra que a instituição de ensino participa do Cobem há muitos anos. “O Unifeso marca presença neste evento desde a implantação do currículo integrado, e temos uma curva crescente de pessoas querendo participar e de trabalhos aprovados. Teremos uma delegação grande este ano. No início, este era um congresso que reunia um número grande de professores, porque discute a educação médica, porém, nos últimos anos, há uma adesão grande de alunos. Isso mostra a percepção do nosso estudante de que ele tem uma formação diferenciada, e ele tem o que falar sobre a formação dele, pois os trabalhos são todos nessa linha”, concluiu Verônica.

O Unifeso, através do curso de Medicina, está oferecendo apoio para levar uma comitiva com cerca de 20 professores e estudantes, com trabalhos aprovados, para o Cobem. O congresso terá como eixos temáticos: Educação interprofissional; Residências, pós-graduação e pesquisa em educação médica; Qualidade de vida e saúde mental na educação médica; Diversidade, inclusão e prevenção à violência na educação médica; Inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competências; e Educação permanente e responsabilidade social da escola médica.