Unifeso - Unifeso trabalha experiências on-line na biblioteca para facilitar rotina dos estudantes

26-02-2024

‌Há mais de 10 anos, as bibliotecas do Unifeso vêm trabalhando com o catálogo on-line para facilitar a rotina acadêmica dos alunos do Centro Universitário. Em janeiro deste ano, foram feitas modificações para atender melhor os estudantes com o retorno das aulas, e proporcionar uma experiência mais agradável com um portal mais intuitivo. Cristina Maria é bibliotecária na instituição há muitos anos. Em 2022, ela foi convidada para gerenciar as bibliotecas dos campi e, desde então, vem implantando novos serviços e modificando o que já havia sido introduzido, atendendo as demandas institucionais. “Desde o ano passado vínhamos fazendo testes junto à TI da Instituição, viramos a versão nas férias, em janeiro foram feitos alguns ajustes e agora está funcionando quase 100% para os alunos. Nós estamos com um catálogo novo, com layout mais clean, com uma melhor navegabilidade e maior visibilidade desses serviços novos que temos implantado. A inovação tem sido uma marca dessa nova gestão”, diz Cristina.

‌Para quem gosta de folhear as páginas e não descarta os livros físicos, em 2023 foi implantada a renovação on-line de empréstimos, que era uma demanda antiga dos usuários. Outro aliado para os alunos é o gerador de ficha catalográfica. “Esse ano, nós implantamos sistema de geração de ficha catalográfica, que está disponível na página da biblioteca. O serviço automatiza e agiliza bastante o processo para os alunos que estão em fase de confecção de trabalhos de conclusão de curso. Eles podem entrar na página da biblioteca e, automaticamente, gerar a ficha catalográfica”, conta a gerente.

‌A biblioteca física do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, em Teresópolis, tem 1.496 metros quadrados e comporta cerca de 336 alunos sentados. No campus Quinta do Paraíso, são cerca de 132 metros quadrados e atende 85 estudantes. Um total de 110 mil exemplares disponíveis nas duas bibliotecas. “É um acervo que vem crescendo, atualizado anualmente”, afirma Cristina.

‌Entre as centenas de exemplares estão os do acervo “Pluralidades”, criado em 2023 pela reitora Verônica Albuquerque, com o objetivo de trabalhar o letramento racial na instituição com temáticas sobre diversidade e igualdade, antirracismo, feminismo, LGBTQI +, povos originários, entre outros.

‌E a fim de valorizar os alunos assíduos que buscam empréstimos com frequência, foi criado o prêmio ‘Leitor Unifeso’, que, segundo a Cristina, é um sucesso entre os alunos. “Eles adoram, ficam super felizes porque não imaginam que o esforço deles está sendo recompensado”, conta a colaboradora. Todo semestre, os três alunos mais frequentes da biblioteca são premiados. O prêmio é um voucher no valor de 250 reais em troca de livros na livraria parceira, a “Littera”.

Por Paola Oliveira