Unifeso - Workshop sobre a Toracocentese é discutido em evento da Liga de Pneumopediatria

Workshop sobre a Toracocentese é discutido em evento da Liga de Pneumopediatria

08-11-2023

A Liga de Pneumopediatria realizou, no dia 8 de novembro, um evento no Laboratório de Anatomia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). O workshop sobre a Toracocentese: Uma Abordagem Prática para a Propedêutica Diagnóstica e Terapêutica na Pediatria elucidou a anatomia relacionada ao procedimento e, em seguida, amostra da técnica com materiais do laboratório de habilidades.

Camilla Lisboa, do sétimo período de Medicina, conta que a Liga foi reativada no mês de setembro, realizou o primeiro evento em outubro e este foi o segundo. Segundo ela, atualmente são oito membros no total e na diretoria são 11 pessoas. “Estamos conseguindo fazer bastantes atividades. Para este evento, reservamos o anatômico justamente para poder ver as peças e fazer a prática”, contou a estudante.

Para ministrar o workshop, foi convidada a Dra. Gabriela Marchetti, cirurgiã pediátrica referência na área e que já marcou presença em outros eventos no Unifeso, sendo muito admirada pelo corpo acadêmico, além de uma excelente profissional que atua como cirurgiã pediátrica, no HCTCO, e é tutora do oitavo período do curso de Medicina do Unifeso.

“Sempre fico muito lisonjeada com o convite dos alunos. Como representante da Cirurgia Pediátrica de Teresópolis, as Ligas Acadêmicas que tratam de Pediatria sempre me chamam para que a gente trate desta temática nas avaliações pediátricas. E a Toracocentese é o procedimento diagnóstico terapêutico também utilizado na cirurgia pediátrica. Por isso, discutimos um pouco da habilidade, representando as indicações, complicações e treinamos o procedimento com o nosso laboratório”, explicou a palestrante.