Unifeso - Acadêmicos do Unifeso vivenciam experiências no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica

13-10-2023

No Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a formação em Medicina é um convite para buscar o conhecimento, as novidades na área da saúde e estar sempre atualizado. Essa dedicação à saúde levou um número significativo de professores e estudantes a voarem para o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado em Fortaleza, de 5 a 8 de outubro, que teve como tema a “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”. Participaram do evento 24 docentes e 61 estudantes com o apoio do Unifeso, entre outros que compareceram por iniciativa própria. A instituição teve mais de 20 trabalhos aprovados para o congresso, além das atividades aprovadas na programação oficial do Cobem, como a oficina sobre currículo integrado ‘Os desafios da escola médica’ e uma vivência do Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda), chamada ‘Dançando, a gente se entende’.

A professora Ana Paula Vieira dos Santos Esteves compareceu ao evento e destacou, entre as atividades, a mesa-redonda “A docência médica está ameaçada de extinção?”, cujo objetivo foi discutir os avanços da interprofissionalidade na carreira docente e seus impactos na educação médica, analisando a conjuntura da carreira docente médica e a contínua evasão de profissionais médicos do campo da docência. “No final, chegou-se à conclusão que devemos sim estimular a formação médica com pilares de interprofissionalidade e que as escolas médicas que assim trabalham estão conseguindo formar médicos mais capazes de reconhecer a importância de interagir com as 14 áreas das ciências da saúde para, finalmente, prestar um cuidado integral. E, obviamente, faz-se necessário estimular o campo do ensino/pesquisa e extensão com melhores remunerações e incentivos, como fomentos e bolsas de estudo internacionais e nacionais”, observou a professora, ressaltando que “manter uma formação com vários profissionais participando desta construção tornará o médico o profissional mais visionário que o mundo necessita para atender as necessidades do futuro”. Ela afirmou ainda estar grata pela “oportunidade ímpar de ir a Fortaleza e reabastecer o intelecto, a alma e a força de trabalho para educar novos médicos com a mesma intensidade e beleza que Fortaleza nos proporcionou”.

A professora Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso, destaca que “o Unifeso marca presença neste evento desde a implantação do currículo integrado, e temos uma curva crescente de pessoas querendo participar e de trabalhos aprovados. No início, este era um congresso que reunia um número grande de professores, porque discute a educação médica. Porém, nos últimos anos, há uma adesão ampla de alunos. Isso mostra a percepção do nosso estudante de que ele tem uma formação diferenciada, e ele tem o que falar sobre a formação dele, pois os trabalhos são todos nessa linha”.

Faça parte dessa jornada: Vestibular com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2024 do Unifeso estão abertas. Além de experiências incríveis pelo Brasil e pelo mundo, quem é MedTerê conta com uma estrutura curricular de 50% da carga horária do curso em cenários reais de prática - próprios e conveniados - desde o início do curso; aprende a teoria na prática através de programas integradores, que possibilitam ir a campo, atuando nas comunidades junto com equipes multidisciplinares; além dos espaços simulados - como o Centro Integrado de Práticas da Saúde - que objetivam vivenciar situações que estarão presentes na vida real.