Unifeso - Agosto Dourado fortalece ações de boas práticas em prol do Aleitamento Materno

Agosto Dourado fortalece ações de boas práticas em prol do Aleitamento Materno

17-08-2023

O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”, com o intuito de intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. No Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), na última semana de agosto, será promovido para os colaboradores da Maternidade, tanto no SUS quanto no privado, uma ação do Aleitamento Materno exclusivo. De acordo com a enfermeira Aline, a proposta é esclarecer dúvidas e trazer sugestões para fortalecer essas boas práticas.

Entretanto, o trabalho de incentivo e apoio ao aleitamento materno é mantido durante o ano todo na unidade que, periodicamente, realiza capacitação para as equipes que atuam no setor. Segundo a enfermeira Aline, os profissionais atuam de forma direta dentro do alojamento conjunto auxiliando o binômio nas dificuldades apresentadas e no apoio emocional das mães. “É frequente a instabilidade emocional das mães nesse início da amamentação, o novo papel de cuidadora, as alterações hormonais, a importância daquela vida que está em suas mãos traz sentimentos variáveis, que podem impactar diretamente no sucesso da amamentação. Esse apoio da assistência logo no início é fundamental para identificar as dificuldades expostas e criar estratégias de melhoria e segurança para as mães”, explica Aline.

Sobre o tema “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023, a enfermeira destaca que “nos remete a importância de uma rede de apoio fortalecida, de reflexão, apoio e motivação para prosseguir com esse ato nobre de amamentar. Promover espaços dentro no local de trabalho dedicados para o Aleitamento Materno é uma forma de apoiar e fazer a diferença”.

E se o ambiente é relevante, a rede de apoio familiar é essencial, e o sucesso da amamentação está ligado diretamente ao apoio emocional e físico. “Favorecer um ambiente tranquilo, com conforto para a mãe é fundamental, compreendendo o tempo dedicado à amamentação. Ter equipes qualificadas acompanhando todo início da amamentação, traz segurança e confiança para a mãe e suas famílias. Palavras e ações positivas contribuem diretamente nas práticas da amamentação”, garante Aline.

Enfim, a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Além disso, a amamentação promove o vínculo entre mãe e filho e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

Saiba mais sobre a Maternidade do HCTCO

O HCTCO é referência em Maternidade com UTI Neonatal na Região Serrana do Rio, com a parceria da Perinatal, com a expertise de profissionais competentes, em instalações modernas, seguras e confortáveis. A escolha de cada detalhe, como equipamentos, mobiliário, design, decoração teve como princípio a segurança e o conforto para a mãe, o bebê e a família.