Unifeso - Aulão de jazz, recital, concerto didático e exposição no Centro Cultural Feso Pro Arte

02-08-2023

O Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) está repleto de atividades gratuitas para o público neste fim de semana. A programação conta com inauguração das novas salas de dança, recital, concerto didático e exposição inspirada em Ariano Suassuna.

As aulas de ballet clássico, de danças urbanas, de jazz, de K-Pop, de stiletto e de twerk, no CCFPA agora contarão com novas salas, que foram totalmente repaginadas. As aulas são uma parceria da Pro Arte com o Centro de Dança Attitude. A inauguração dos novos espaços será nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, às 19h, e contará com um aulão de jazz gratuito aberto ao público.

Já no sábado, dia 5, às 20h, acontece, no Salão Nobre, o espetáculo Duo Piano e Violino, que faz parte da Temporada Sementes 2023 da Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp). No recital estarão o violinista Leonardo Pinto e o pianista Rodrigo Vasconcelos, ambos de Teresópolis, porém com carreiras consolidadas nos Estados Unidos.

Leonardo é também diretor Artístico da Ofesp e está encerrando a sua temporada no Brasil, este ano, para voltar às atividades nos Estados Unidos. Para marcar a despedida, o centro cultural receberá o público para uma noite especial, neste recital. O programa foi pensado minuciosamente.

“Vou tocar uma sonata e algumas peças importantes para violino, para o formato de recital. Rodrigo também tocará uma peça solo. Há alguns anos ele não faz uma apresentação para o público de Teresópolis, então trata-se de uma data importante. Rodrigo foi meu professor de piano quando eu era criança. Foi uma pessoa muito importante para a minha formação musical e leva o nome de Teresópolis para o mundo. Será um encontro muito especial”, adianta Leonardo.

Mais cedo, às 12h, será realizado o Concerto Didático UFRJ, em que o professor Erick Alberto Arcanjo da Costa apresentará o instrumento trombone. O objetivo do concerto didático é apresentar um instrumento de orquestra, sua funcionalidade, como ele trabalha, de que família dos instrumentos musicais ele é e o seu manuseio. Após as devidas apresentações, são tocadas algumas músicas para que o público aprecie a sua performance. A atividade também é gratuita e aberta ao público.

E quem estiver no CCFPA neste fim de semana também poderá conferir a exposição “Movimento Armorial - Ariano Suassuna”. Utilizando-se de diversas linguagens, a exposição apresenta as impressões dos estudantes do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) sobre aspectos da cultura nordestina brasileira através do romancista, filósofo, poeta, artista plástico e dramaturgo Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial. A vivência possibilitou aos alunos, de 4 a 16 anos, a construir vínculos imensuráveis com a arte e a cultura brasileiras.

Centro Cultural Feso Pro Arte

Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto – Teresópolis

Programação gratuita

Inauguração das salas de dança e aulão de jazz