Unifeso - Cine Debate do curso de Psicologia trata da biografia de Vincent Van Gogh

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Cine Debate do curso de Psicologia trata da biografia de Vincent Van Gogh

21-11-2019

Estudantes de Psicologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) têm tido a oportunidade de vivenciar, através de encontros organizados pelo curso, diferentes experiências para ampliação de sensibilidades e capacidades crítica e reflexiva.

No dia 8 de novembro, aconteceu o Cine Debate do curso de Psicologia, com a exibição do filme no "Portal da Eternidade - Cinebiografia de Vincent Van Gogh" e um debate com os convidados Verônica Santos Albuquerque, reitora do Unifeso, e  José Carlos Lima de Campos, professor do curso de Medicina do Unifeso e do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

O evento teve como objetivo articular o cinema e a formação em Psicologia na possibilidade de criar outros modos de pensar e produzir conhecimento. “A proposta é que possamos ter estes encontros regularmente, utilizando a arte como um dispositivo de produção do conhecimento”, afirmou a professora Ana Maria Pereira Brasílio de Araujo, coordenadora do curso de Psicologia. 

De acordo com a professora Verônica, o Cine Debate traz questões importantes à formação do profissional da área da Saúde: uma é relação da arte com a Saúde Mental, o poder da arte para recuperar pessoas com transtorno mental, como também para reforçar a questão do conhecimento geral dos estudantes, tendo contato que não é tão específico da profissão mas que faz parte da formação humanística. 

Há 18 anos como professor do curso de Medicina do Unifeso, José Carlos defende que o futuro profissional tem que ser reflexivo e humanizado, “e este evento veio ao encontro desta ideia. O filme fala do ‘caber na vida’ com uma belíssima obra de Van Gogh”, observou. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.