Unifeso - Contribuintes têm mais prazo para a declaração do Imposto de Renda 2020

Contribuintes têm mais prazo para a declaração do Imposto de Renda 2020

22-04-2020

O ano de 2020 não está sendo como todos previam. Em meio a tantas mudanças e quebras de expectativas, muito do que havia sido planejado foi postergado. Com a declaração do Imposto de Renda não poderia ser diferente. Sendo assim, o prazo para entrega das declarações de pessoas físicas 2020 foi prorrogado por 60 dias.

A entrega, que devia ser feita até o dia 30 de abril, poderá ser realizada até 30 de junho. A decisão ocorre por causa da crise do novo coronavírus. A multa que seria aplicada para quem não entregasse em 30 de abril só será cobrada se o contribuinte estourar o novo prazo, até as 23h59 de 30 de junho.

A professora Telma Freitas, dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos explica que o adiamento veio a beneficiar as pessoas que não têm acesso à tecnologia. “A prorrogação da Receita Federal foi, a princípio, por conta das pessoas que têm dificuldade com a tecnologia, que precisam, por exemplo, ir ao banco pegar o Informe de Rendimentos. Mas os escritórios de contabilidade estão atendendo seus clientes normalmente de forma remota. Eu, por exemplo, tenho clientes de fora do país. Trocamos as informações para a declaração do imposto de renda por e-mail e WhatsApp”, conta.

Ela lembra que os cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso fazem, todos os anos, um projeto social para auxiliar a população de Teresópolis com a declaração do imposto de renda, na Feirarte, no Alto. “Mas este ano tivemos que suspender a ação da feirinha para evitar a questão de aglomeração”, explica a professora. Os estudantes dos cursos do Unifeso também atuam na Empresa Júnior Fácil Consultoria, que tem a tradição de fazer o imposto de renda cobrando uma taxa simbólica. Os clientes interessados podem solicitar o serviço pelo e-mail facilconsultoriajr@hotmail.com.