CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Curso de Farmácia produz álcool em gel para atender demanda da Secretaria Municipal de Saúde

27-03-2020

A pedido de Antônio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde em Teresópolis e também professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), o curso de Farmácia se mobilizou para produzir mais de 200 litros de álcool em gel, em apenas dois dias. O convite do secretário foi feito ao coordenador do curso, professor Valter Gonçalves, com o objetivo apoiar as ações da Prefeitura Municipal de Teresópolis no enfrentamento à Covid-19. A produção de álcool gel será direcionada aos profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento da pandemia.

Participaram da produção do produto os professores Kelli Parrini, Liane Pitombo, Sergio Parrini e Valter Gonçalves e a Técnica de Laboratórios Hélida Santos. Eles atuaram nos laboratórios de Farmacotécnica e de Tecnologia Farmacêutica, no campus Quinta do Paraíso.

“Passamos para a Secretaria de Saúde todos os insumos necessários para a produção do produto farmacêutico, tendo em vista que, nesse momento de crise, vários fornecedores estão sem um dos itens principais para a formulação do álcool em gel. Tão logo os insumos chegaram, fizemos os testes de qualidade e preparamos todas as formulações. Na quarta-feira, dia 25 de março, produzimos 50 kg, e no dia seguinte produzimos mais 120 kg, totalizando 170 kg, o equivalente a mais de 200 litros de álcool em gel”, explicou o professor Valter.

O produto está dentro dos padrões de boas práticas de fabricação, seguindo a farmacopeia brasileira, sendo feita toda a parte de segurança e de controle de qualidade para a produção do álcool em gel. No dia 26 de março o produto foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde.

“Nesse primeiro momento, optamos por não envolver estudantes, pois a demanda foi feita em caráter de urgência, mas, para as próximas produções, entraremos em contato com estudantes do último ano para que participem do processo de produção de álcool em gel nos nossos laboratórios”, disse o coordenador do curso.

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line