Unifeso - Dupla irlandesa leva o Pritzker, principal honraria da arquitetura

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Dupla irlandesa leva o Pritzker, principal honraria da arquitetura

04-03-2020

Uma notícia importante, neste mês das mulheres, para o mercado de arquitetura: o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, foi concedido às irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do escritório Grafton Architects. Elas são também educadoras e foram reconhecidas, principalmente, por projetarem espaços acadêmicos. 

Em 2019, as duas foram a primeira dupla feminina a ganhar o RIBA Royal Gold Medal for Architecture. Agora, tendo vencido o Pritzker, as duas também se tornaram a primeira dupla de mulheres a receber a honraria, em 41 anos de prêmio. 

“No Brasil, cerca de 70% dos arquitetos brasileiros são mulheres. Portanto, ver duas mulheres laureadas pela principal horaria da arquitetura mundial é, de fato, um grande marco e uma quebra de paradigmas”, disse a professora Cristina Reis, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.