Unifeso - Canto dos Poetas 2 reúne significativos movimentos de poesia e literatura da cidade e região

30-04-2020

Amanhã, 1º de maio, comemora-se o Dia da Literatura Brasileira. A data, quando também se comemora o aniversário do escritor José de Alencar, foi escolhida para celebrar a literatura nacional. É um dia para se lembrar grandes nomes da literatura, como também de empreender ações que possam incentivar a leitura de obras nacionais, pois o Brasil possui grandes títulos e autores. Que tal aproveitar esta data também para enaltecer os talentos da poesia contemplando as obras que temos produzido através da iniciativa do Centro Universitário Serra dos Órgãos em um projeto que tem por finalidade editar, coeditar e divulgar documentos institucionais e textos produzidos pela comunidade acadêmica?

Em nossa série de matérias sobre os livros da Editora Unifeso, nesta semana, vamos destacar o segundo volume do livro Canto dos Poetas (baixe aqui), fruto da participação sistemática de poetas locais nos eventos realizados pelo Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), em Teresópolis. Este volume, de 2017, que tem a organização de Edenise da Silva Antas e Michelle Muniz Bronstein, apresenta a expressão artística de poetas vinculados à Oficina de Poesia & Criação, são eles: Arlete Bouchardet; Augusto Damas; Carlos Artur; Clara Waismann; Daiane Maciel; Delmo Ferreira; Edinar Corradini; Hugo Carvalho; Isabelle Lima; Malek Assi; Margareth Rech; Marilú Andrasan; Marquinho Salomão; Matheus Moura; Moema Tavares; Ozair Furtado; Paulo Paraná; Pedro Otávio; Rifcat; Rozelene Furtado de Lima; Tarley; Vanize Claussen; Vidocq Casas; e Waldir José.

Canto dos Poetas

O projeto Canto dos Poetas, que dá nome a esta publicação, tem o propósito de ampliar a visibilidade dos poetas locais e sua produção e de contribuir para a formação de novas plateias, sensibilizando estudantes, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa por meio da poesia. Iniciado em 2016 com o primeiro volume do livro Canto dos Poetas, foram realizadas inúmeras apresentações performáticas ao longo do ano no âmbito dos cursos de graduação e do CCFP.

“A educação e a cultura são pilares fundamentais no processo de formação humana, constituindo-se em condição essencial para o desenvolvimento social. No Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), a integração das atividades culturais com as de ensino é estratégia de garantia da qualidade dos serviços educacionais ofertados, assim como de fomento e difusão da arte e da cultura no ambiente universitário”, afirma a organizadora dos primeiro e segundo volumes do livro, professora Edenise Antas.

Saiba mais - Ficar em casa e colocar a leitura em dia: Séries da Editora Unifeso como Canto dos Poetas podem encantar dias difíceis