Unifeso - Engenharia Civil: O futuro já chegou e novas habilidades são esperadas na formação

28-01-2022

A pandemia freou os investimentos de muitas pessoas, mas, com as atividades voltando ao normal, a economia volta a se movimentar e a vontade de investir em novas possibilidades está alta. De acordo com o estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, no último ano, a projeção de crescimento do setor subiu de 2,5% para 4%.

Com as pessoas começando a ter mais segurança, as obras vão acontecer. E isto vai demandar, cada vez mais, profissionais qualificados. São pessoas que, com uma boa formação, conhecem todos os detalhes e processos por trás de uma estrutura complexa e são capazes de apresentar soluções práticas, pautadas no conhecimento técnico e científico.

E quem acredita que a Engenharia Civil está limitada apenas ao ramo de construção civil se engana. Os engenheiros civis também aprendem como levantar obras de infraestrutura, obras hidráulicas como barragens e obras de saneamento básico.

Um exemplo de área de atuação promissora é a de Infraestrutura e Transporte, que cria e constrói sistemas que transportam pessoas e bens de consumo de um ponto a outro, como rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias, canais, tubulações e terminais de embarque e desembarque.

Outra área que também promete aquecer é a de Estrutura e Fundação, um campo que utiliza o cálculo estrutural para construção de projetos de grande porte.

O mercado também está crescendo para no campo de Hidráulica e Recursos Hídricos, onde são desenvolvidas as competências para construção na água, possibilitando vários tipos de obras para barragens, sistemas de irrigação, canais, reservatórios e todo tipo de obra no mar.

Mas tudo requer um bom preparo e, no Unifeso, o Engenheiro Civil recebe capacitação técnica e teórica para atuar em diversas áreas de forma que possam intervir eficientemente na concepção, planejamento, execução, gerenciamento de projetos e pesquisa científica, considerando critérios de segurança e desempenho, elementos humanos, tecnológicos, econômicos, políticos e ambientais, alinhados à responsabilidade social, conduta ética e empreendedorismo. Isso é possível porque a Instituição de ensino possui infraestrutura moderna, em ambientes projetados especificamente para suas atividades, com laboratórios bem equipados que são utilizados desde os primeiros períodos do curso. O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores com elevada experiência profissional, proporcionando uma perfeita integração entre a teoria e a prática. Convênios com um grande número de empresas direcionam os estudantes à inserção na prática de estágios.

Vestibular com inscrições abertas

O Unifeso está com inscrições abertas para o curso de Engenharia Civil. O processo seletivo de Vestibular será feito através das modalidades de Redação On-line e Enem. Para inscrever-se é simples, rápido e gratuito, basta acessar o site vestibular.unifeso.edu.br. Quem se matricular em uma das 14 graduações oferecidas ganha, automaticamente, 50% de bolsa na mensalidade, durante todo o curso. Confira o regulamento