Unifeso - Estudante de Medicina conquista o primeiro lugar em concurso de poesia da Academia Teresopolitana de Letras

09-02-2024

O estudante de Medicina Júlio Zeferino ganhou o primeiro lugar na premiação do concurso O poeta Resiste, volume III, promovido pela Academia Teresopolitana de Letras. O evento aconteceu em janeiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Júlio é um estudante muito engajado na Instituição, recentemente ele foi o ganhador da I Semana de Poesia do Unifeso, recebeu o Prêmio Leitor e integra ligas acadêmicas.

Ele descobriu o concurso de poesia da Academia Teresopolitana de Letras nas redes sociais e ficou motivado a participar por um sonho antigo de ver seus poemas eternizados em um livro. “Eu sou um entusiasta das palavras e da poesia e a literatura sempre esteve comigo como uma forma de expressar alguns sentimentos que, às vezes, eu não conseguia falar. Então, a oportunidade de participar de uma premiação com esta seria um meio de levar para mais pessoas um pouco das minhas reflexões poéticas e realizar o meu sonho de ter publicação em livro”, revelou.

Júlio conta que o concurso de poesia da ATL é nacional e teve duas fases: na primeira, cada candidato pôde inscrever dois poemas, sendo as inscrições separadas em duas categorias. Foram mais de 400 textos enviados de todas as partes do Brasil, e ele teve a honra de ter seus textos entre os 48 poemas selecionados para a fase final de premiação e publicação no livro do concurso.

Cada uma das categorias teve cinco premiados, além de poemas que receberam a honra de destaque do concurso. “Foi uma alegria imensa quando os membros da ATL anunciaram o meu nome como vencedor em 1º lugar da categoria Poeta! O interessante é que, durante o processo de avaliação dos poemas, a banca não teve acesso à informação sobre quem era o autor de cada texto, e eu tive a honra de representar Teresópolis no pódio entre tantos poetas do Brasil que participaram do concurso”, relembrou Júlio, que venceu com a poesia "Bendita seja a minha avó"; um poema que resgata a memória do povo negro, além de homenagear as mulheres negras do Brasil. “Além deste, eu tive outro poema participante do concurso, ‘No estalar de cada brasa’, que não recebeu prêmio mas foi classificado para compor o livro ‘O Poeta Resiste III’ da ATL”, completou.

Como prêmio, ele recebeu uma medalha, um certificado, a publicação dos textos enviados para o concurso na antologia da ATL e alguns exemplares de livros da mesma academia de letras.

Para o professor Luiz Felipe Brandão, coordenador do Plamc - Programa de Arte do Unifeso -, a arte e a cultura são indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem de qualquer carreira profissional, o que envolve pensar o discente em sua formação completa, crítica e reflexiva. “Isso porque a arte possui esse caráter interdisciplinar, dialogando, portanto, com múltiplas áreas, mas também porque somos pessoas influenciadas pela cultura e ao mesmo tempo produtoras de cultura em nossa sociedade”, observou.

Sobre Júlio, ele descreve como um estudante “muito talentoso, sem dúvida merece o reconhecimento da Academia Teresopolitana de Letras. E, ainda, junto com a LASP Negra, irá contribuir para o PLAMC com atividades em nossa I Semana de Arte do Unifeso. Acredito que quando um estudante da área da saúde explora múltiplas potencialidades, de fato sua formação é diferenciada e rica”, disse o professor.