Unifeso - Estudante de Medicina lança livro infantil inspirador: A Borboleta Lagartuxa

Estudante de Medicina lança livro infantil inspirador: A Borboleta Lagartuxa

12-04-2024

João Victor Aiello, estudante do quarto período de Medicina no Unifeso, lançou neste ano com "A Borboleta Lagartuxa", um livro infantil encantador que aborda temas como transformação, acolhimento e as diversas fases da vida. “Tudo isso acontece no Reino da Prosperolândia, com a participação de João Castor, Dona Joaninha, o Senhor Lagartixa (prefeito do reino) e a lagarta... ou Borboleta Lagartuxa?”, detalhou o autor. Com ilustrações brilhantes da talentosa designer Ingrid Macieira, audiobook e uma trilha sonora envolvente da renomada dupla Glorinha & Renato, a obra promete encantar crianças e adultos.

João revela que sua paixão pela leitura e pela escrita o acompanha desde tenra idade. "Escrever para crianças nunca foi meu foco, mas aconteceu", diz ele. O estopim para a criação do livro veio durante um encontro com a dupla Glorinha & Renato, que o incentivou a transformar uma de suas letras de música em uma história completa.

O futuro médico revelou que sempre teve uma paixão por ler e, consequentemente, por escrever. “Aos 12 anos, mais ou menos, comecei a escrever poesia, versão de música, até chegar nos dias atuais, publicando livros. Escrever para crianças nunca foi o meu foco, por mais que eu deseje seguir na pediatria, mas aconteceu. Reencontrei uma dupla que produz música e literatura infantil em Niterói, extremamente conhecida, chamada Glorinha & Renato, e numa ida ao estúdio deles, mostrei ao Renato um esboço de música que eu havia feito. Ele adorou e me sugeriu escrever um livro, o que foi bem tranquilo, já que a história estava toda contida nessa minha letra. Escrevi rapidamente apenas desmembrando a letra em páginas e... nasceu ‘A Borboleta Lagartuxa’”, disse João.

O talento literário parece ser uma tradição na família de João. Seu primeiro contato com a publicação foi ao organizar e idealizar o livro "Manuscritos de um Jovem Escritor", uma obra de seu avô materno, que além de dentista, era um prolífico escritor nos anos 30. Além de seu avô materno, João também honrou a memória de seu avô paterno ao escrever sua biografia durante a pandemia. O livro, intitulado "Salvatore Aiello: De Nápoles ao Rio de Janeiro", é um tributo ao imigrante italiano que deixou sua marca no Brasil. Ambos os livros estão disponíveis na Amazon.

Para escrever sobre ele na aba do livro “A Borboleta Lagartuxa”, o estudante de Medicina do Unifeso elegeu um grande mestre da Instituição, o professor Daniel Hernandez. “Ele tem uma importância enorme para a instituição e para a minha vida. É um grande amigo e mentor que tenho na medicina. Chamei-o para escrever porque, assim como eu, é um escritor, apreciador da literatura e me conhece bastante. Tive o prazer de ser monitor dele no Programa de Artes do Unifeso (PLAMC), onde criamos uma amizade muito legal. É uma forma também de eternizar a nossa amizade através da escrita dele sobre mim”, contou.

O livro foi lançado em Niterói e teve, como dinâmica, uma apresentação seguida do momento dos autógrafos. O local foi escolhido por ser cidade natal de João e pela  importância simbólica que a Travessa tem para ele, mas o autor revelou que já tem propostas para lançar o livro em Teresópolis e no sul do Brasil.

Ele conta que o faixa etária recomendada é de 2 a 8 anos, e alguns exemplares pode ser obtidos na Livraria da Travessa de Niterói ou diretamente com ele, através dos perfis no Instagram: @‌joao.aiello.escritor e @‌joao.aiello.