Unifeso - Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolverão projetos para o bairro Meudon

23-03-2022

Cerca de 55 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram, no dia 19 de março, no bairro Meudon para uma visita técnica. Os estudantes do 5º período, da disciplina de Projeto de Arquitetura 2, ministrada pela professora Bruna Mota Rodrigues, foram incumbidos de fazer o projeto de uma nova unidade de saúde; já os do 7º período terão dois exercícios a executar, um para a disciplina Projeto de Arquitetura 4, da professora Letícia Prudente, em que terão de tratar de projetos de habitação de interesse social, e outro para a disciplina de Urbanismo 1, do professor é o Fábio Nienov, que vai tratar das questões urbanas do bairro.

“A turma do 5º período foi ao local para pensar sobre a possibilidade de ampliação do Posto de Saúde existente ou da construção de um novo. Eles tinham já previsto alguns terrenos, após irem ao local pesquisar. Já a turma do 7º período recebeu o exercício de pensar em áreas possíveis de habitação de interesse social,  para a qual acreditamos que seja para até 150 famílias. Já o exercício de urbanismo contemplou pensar no bairro como um todo, em todas as diretrizes urbanas de serviços públicos, de transporte, de educação, de saúde, acerca de questões de acessibilidade, de drenagem, de áreas verdes, ou seja, de entender o bairro como um planejamento urbano geral, e de pensar em possibilidades”, explicou a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso.

O ponto de encontro dos alunos e dos professores para a visita foi a Associação de Moradores e de Amigos do Meudon. “O presidente da associação nos recebeu e nos deu um relato sobre o bairro, as demandas, as ideias, o histórico da associação, falou de alguns terrenos da prefeitura que poderiam ser usados para habitação. Ou seja, foi um exercício muito legal, de pôr o pé na realidade e de sonhar projetos possíveis de habitação, de saúde e de urbanismo. A ideia é que todos retornem no final do semestre com as ideias para o bairro”, contou Letícia.

O grupo se deparou com questões interessantes do bairro que tomaram como exercício de troca. A ideia é fazer esse trabalho com as próximas disciplinas, até o fim do ano, com o objetivo de reconhecer um território da cidade por ano, contribuindo para a sociedade.

“Assim como os estudantes estão entendendo aquela realidade e quais são as demandas para pensarem em propostas, esperamos que os projetos apresentados sirvam para as pessoas do bairro entenderem as possibilidades que talvez nunca tenham pensado. Foi muito bacana a visita, trata-se de um exercício de pensar em projetos dentro da realidade da cidade, e os alunos ficam superencantados e motivados. E os moradores ficaram felizes quando souberam quem éramos e que estávamos pensando no bairro deles com carinho”, relata a professora Letícia.