Unifeso - Estudantes de Direito são aprovados no Exame da OAB antes mesmo de se formarem

Estudantes de Direito são aprovados no Exame da OAB antes mesmo de se formarem

13-10-2022

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma avaliação submetida aos bacharéis em Direito no Brasil. Através desta prova, os formandos demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da advocacia. Trata-se de um exame difícil e que, sem ele, o bacharel em Direito não consegue realizar seu registro e obter sua carteira. Por conseguinte, não pode exercer a profissão de advogado no país.

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) conseguem o feito de serem aprovados no exame, antes mesmo de se formarem. Daniel Santana Silva, Julia Westermann Lima, Thamires Pereira Cerejeira Guedes e Weslley Tuão Vicente cursam o 10º período da graduação e já estão aptos a atuarem como advogados após receberem os diplomas.

“Fazer o exame de Ordem é uma mistura de sensações, demanda muito do estudante. No início sempre temos medo, porque criamos a ideia de que a prova é impossível de passar. Só que quando você tem uma boa base na graduação, isso se torna mais fácil. Principalmente na primeira fase do exame, quando há matérias mais específicas, e você lembra de todos os pontos abordados em sala de aula pelos professores. A preparação que recebi do Unifeso me ajudou bastante para alcançar a aprovação. Fiz o 35º exame de Ordem e foi uma experiência muito bacana, ainda mais por ter sido aprovado sem nem sequer ter concluído a graduação. Ter a certeza de que estou no caminho certo me dá um alívio e uma gratificação muito grandes. Quem sabe aproveitar e levar bem esses cinco anos de curso pode ter a certeza de que não terá dificuldades no exame de Ordem”, destacou Daniel.

A avaliação é realizada três vezes por ano, quando são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira prova é objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, e a segunda é prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões. “Essa conquista para nós é muito importante, porque o curso de Direito do Unifeso tem como objetivo algo muito além da prova da Ordem, tem como objetivo uma formação humanística dos nossos estudantes, mas é claro que isso inclui uma formação prático-profissional que envolve o exame de Ordem. Ficamos muito felizes quando nossos alunos conseguem a aprovação nesse exame que é tão difícil. E muitos conseguem passar já no 9º período, antes da conclusão do curso”, explica o professor Lucas Baffi, coordenador do curso de Direito do Unifeso.

Para a estudante Julia Westermann Lima o foco, agora, é a formatura. “Foi a primeira vez que fiz a prova da OAB, e é realmente difícil. O Unifeso certamente teve um grande papel na minha aprovação. Além disso, acho muito importante ter um plano de estudos em mente para dar conta de todo o conteúdo da prova. Quando recebi a confirmação da aprovação me deu um grande alívio, mas também uma sensação de abandono, do tipo: ‘o que eu estudo agora?’. Mas a vida está seguindo normalmente e, no momento, só penso em me formar”, disse Julia.