Unifeso - Estudantes de Engenharia Civil conhecem mais sobre o mercado de trabalho em Geotecnia

20-10-2022

O mercado de trabalho na área da Geotecnia vem crescendo e oferecendo oportunidades aos Engenheiros Civis. Para falar sobre esse mercado e elucidar dúvidas dos estudantes, o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) convidou Manuella Suellen Vieira Galindo para falar sobre o tema no VII Confeso (Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso). Ela é sócia da empresa Alta Geotecnia Ambiental e relatou um pouco sobre a sua experiência profissional.

Manuella tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2010), mestrado em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e MBA em Gerenciamento de Projetos na Universidade Cândido Mendes. Em agosto de 2012 iniciou sua carreira como Engenheira Geotécnica na empresa Alta Geotecnia Ambiental. Entre 2012 e 2014 atuou na coordenação de projetos de contenção, monitoramento de aterros sanitários, análise de passivo ambiental e estabilidade de taludes. Entre 2014 e 2019 passou a ser gerente de projetos desta mesma empresa. Atualmente atua como diretora de operações.

“A ideia é explicar o que é geotecnia, como vocês podem atuar na área e o que há de novo no mercado. Por exemplo, antes de atuar na área, eu não imaginava que havia tanta engenharia e tecnologia envolvidas em projetos de aterros sanitários”, disse Manuella.

Ela destacou também que é natural o estudante entrar no curso de Engenharia Civil focado na construção civil. “Mas quem já passou do ciclo básico percebe que a engenharia é um leque bem amplo. Dentro da geotecnia, por exemplo, temos a parte de fundações, de pavimentação, de aterros sanitários, de estabilização de encostas, de túneis e escavações, de obras lineares, de atuação em geotecnia ambiental, mineração, entre outras”, explicou.

A palestrante destacou que geologia e a geotecnia caminham juntas. “Precisamos da geologia, ela é um dos primeiros inputs para a geotecnia, pois precisamos do estudo do solo e da rocha para aplicarmos na engenharia. A geotecnia é uma ciência relativamente nova, que passou a ser estudada a partir de 1936, por conta de desastres naturais”, disse.