Unifeso - Estudantes de Engenharia Civil visitam obras do Quinta das Amoras

Estudantes de Engenharia Civil visitam obras do Quinta das Amoras

15-06-2022

Estudantes do 6º, 7º e 9º períodos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estiveram no dia 28 de maio no empreendimento Quinta das Amoras Residencial, um loteamento da Areaum, no Vale Alpino, em Teresópolis, que tem o ator Bruno Gagliasso como um dos sócios. O curso foi convidado pela empresa Hídrica, responsável pela obra de perfuração de um poço profundo.

“Poços são feitos em áreas onde a Cedae não atua. Foi uma ótima oportunidade para os alunos acompanharem o processo de execução de um poço legalizado. Tivemos um número significativo de estudantes presentes, que se engajaram e fizeram um relatório da visita”, contou a professora Nane Mesquita, das disciplinas Recursos Hídricos e Hidráulica das Águas Subterrâneas.

Ela explica que o poço visitado tem expectativa de captação de água em 150 metros, com estudo geo-hidrológico para a perfuração por detecção de fissuras. Os estudantes puderam conhecer a perfuratriz, que é a máquina que faz a perfuração da rocha e detecta a porosidade do material para a indicação de água.

“O que vou levar de conhecimento dessa experiência é a importância do estudo, antes mesmo de fazer qualquer processo de engenharia e a questão das licenças que precisamos ter para a perfuração de um poço”, disse Natália Sales, estudante de Engenharia Civil.