Unifeso - Estudantes experimentam a prática do Mindfulness em workshop

Estudantes experimentam a prática do Mindfulness em workshop

30-08-2019

Observar e vivenciar o momento presente. Esta é a premissa da técnica Mindfulness, ou Atenção Plena. O tema foi trazido pelo curso de Nutrição para o IV Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso e atraiu muitos estudantes para o workshop de Natália Boia Soares, mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo do encontro foi explicar o que é Mindfulness e elucidar sua aplicabilidade no ato de comer, o chamado Mindful Eating (comer com atenção plena). “Algumas pessoas acham que se trata de meditação. Não é bem isso, e só conseguimos compreender praticando”, disse Natália, que aproveitou a ocasião para fazer uma prática rápida com os presentes.

“Mindfulness é tomar consciência do que está acontecendo e como está acontecendo, ou seja, é simplesmente observar os pensamentos e sentimentos, sem julgamento”, explicou a palestrante. Ela ainda disse que a nutrição comportamental não é uma linha de pesquisa da Nutrição, mas uma abordagem diferente, que tem um olhar direcionado ao comportamento alimentar.