Unifeso - Exames pré-operatórios aumentam a segurança na cirurgia bariátrica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Exames pré-operatórios aumentam a segurança na cirurgia bariátrica

28-07-2022

A cirurgia bariátrica, assim como qualquer outra cirurgia, exige exames pré-operatórios. O estado de saúde do paciente será sempre prioridade nos procedimentos cirúrgicos. Por isso, logo na primeira consulta, os médicos já consideram a história pregressa de doenças e cirurgias e solicitam exames para investigação de comorbidades.

A cirurgia bariátrica, funciona alterando a anatomia do trato gastrointestinal (estômago e sistema digestivo) e causando diferentes alterações fisiológicas no corpo, que alteram o equilíbrio energético e o metabolismo da gordura. Ao alterar sua anatomia gastrointestinal, certos procedimentos bariátricos afetam a produção de hormônios intestinais de maneira a reduzir a fome, o apetite e aumentar a sensação de saciedade. O resultado final é a diminuição no desejo e na frequência de comer. 

O sucesso do tratamento cirúrgico depende de absoluta cooperação e dedicação em seguir as orientações da equipe multidisciplinar durante o preparo pré-cirúrgico e acompanhamento pós-operatório. Hoje, a maioria das cirurgias bariátricas é realizada usando técnicas minimamente invasivas (cirurgia laparoscópica ou robótica), que aumentam a segurança e permitem uma recuperação mais rápida.

O paciente apto a esta cirurgia deverá realizar os seguintes exames pré-operatórios:

- Exames laboratoriais: hemograma, função renal e hepática, eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio), glicemia de jejum, hemoglobina glicada, lipidograma, função tireoidiana, função gonadal, marcadores inflamatórios e de risco cardiovascular (PCR, VHS, ferritina), hepatograma, proteínas totais e frações, paratormônio, vitamina D, vitamina B12, cinética de ferro, exame simples de urina (EAS);

- Exames de imagem, em casos selecionados, podem ser solicitados como: US doppler carótidas e vertebrais , US doppler venosos  membros inferiores, ecocardiograma, eletrocardiograma, angiotomografia de coronárias ou escore de cálcio, US abdome, elastografia hepática, densitometria (óssea e composição corporal), espirometria, polissonografia, radiografia de tórax, radiografia de colunas para pesquisa de fraturas;

- Endoscopia digestiva alta;

- Colonoscopia (em casos selecionados).

O HCTCO dispõe de um Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica. Trata-se de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O novo Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria. 

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.