Unifeso - Feso começa na próxima semana a Campanha de Vacinação contra Influenza para colaboradores, docentes e alunos da área da saúde

28-03-2024

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) vai dar início à Campanha de Vacinação contra a Influenza para todos os colaboradores, docentes e alunos da área da saúde, na próxima semana, entre os dias 1º e 11 de abril.

Pensando na saúde de todos, a Feso montou um calendário de vacinação para o público interno da fundação. E o primeiro grupo imunizado será dos profissionais do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no anexo administrativo, nos dias 1º e 2 de abril, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h.

Na sede do Unifeso, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, uma tenda será montada nos dias 4 e 5 de abril, das 10h às 12h e das 15h às 19h. Também no dia 5 de abril, as equipes de vacinação estarão na Pro Arte, das 9h às 12h.

Na outra semana, nos dias 8 e 9 de abril, os colaboradores do Centro Médico do HCTCO serão vacinados no auditório entre 13h30 e 16h. E no campus Quinta do Paraíso, na Prata, a vacina contra a Influenza será aplicada das 9h às 11h30, no dia 10, e das 13h às 11h30, no dia 12, no Laboratório de Produtos de Origem Animal (POA).

“As estações frias do ano já estão aí, e com elas as doenças sazonais desse período, em especial a Influenza que acomete grande parte da população todos os anos. Visando a promoção, prevenção e a redução no número de

afastamentos dos nossos colaboradores e alunos por essa comorbidade, a medicina do trabalho promove anualmente a campanha de vacinação contra Influenza em todas as unidades. Prevenção é o melhor remédio!”, disse Juliana Braga, chefe de saúde ocupacional da Medicina do Trabalho.

Para ser vacinado é necessário apresentar o CPF. Quem tiver a carteira de vacinação e quiser que a anotação seja feita nela, precisa estar com a mesma em mãos. Os que não estiverem portando a caderneta, terão o comprovante de vacinação emitido pela equipe.

A vacina contra a Influenza deve ser tomada anualmente. O Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação para o primeiro semestre de 2024 nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, por causa do inverno amazônico, período marcado por chuvas intensas e maior circulação viral e de transmissão da gripe. O foco da campanha é proteger a população antes da chegada do inverno. Em casos de perda do calendário interno de vacinação, a vacina contra a influenza está disponível nas Unidades de Saúde do município de Teresópolis. Basta comprovar que faz parte do grupo prioritário da campanha.

Por Paola Oliveira