Unifeso - Foliões devem ficar atentos à alimentação no Carnaval

Foliões devem ficar atentos à alimentação no Carnaval

18-02-2020

São vários dias de muita descontração debaixo de sol, pulando, dançando e, muitas vezes, se alimentando mal ou, até mesmo, esquecendo de se alimentar. Para não deixar o bloco passar, é importante que os foliões fiquem atentos à alimentação e à hidratação. Essa dobradinha é que dará o fôlego, a disposição e a energia necessários para encarar os dias de Carnaval, seja em blocos de rua, nas passarelas das avenidas ou em trios elétricos.

Natália Boia, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Monique de Barros Elias Campos, professora do curso, destacam algumas dicas e cuidados que os foliões devem ter nesta época do ano. “O Carnaval ocorre em pleno verão e, nesta época, as pessoas fazem mais esforço físico, pois dançam e caminham longos percursos. A recomendação é hidratar muito. Normalmente, a ingestão ideal de água é de dois litros por dia, mas esse consumo deve ser ampliado nos momentos de maior queima calórica e de calor”, explica a professora Monique.

Nas épocas de festas, é comum que as pessoas saiam da rotina e do planejamento alimentar. A tendência, então, é que acabem comendo o que tem na hora, ou o que dá. Monique lembra da importância de se dar atenção às refeições. Além do café da manhã, do almoço e do jantar, é necessário fazer pequenos lanches ao longo do dia. “Não fique muito tempo sem se alimentar. Às vezes caímos na folia, nos esquecemos de comer, e perdemos nutrientes que são importantes, afinal, não queremos perder energia no Carnaval”, ressalta. Ela diz também que, nas refeições, o ideal são os alimentos de digestão mais leve, como peixes, saladas e legumes. É importante também não exagerar na quantidade de comida para evitar a conhecida “lombeira”.

E já que estamos no verão, a dica de evitar frituras, gorduras e sal em excesso é sempre válida. A professora Natália Boia lembra que, nessa época de calor, os alimentos estragam com mais facilidade. “Se for levar alimento para a folia, dê preferência aos que não demandam refrigeração, para evitar intoxicação ou outras reações. Opte por alimentos com pouca ou nenhuma manipulação, pois estes têm tendência a estragar menos ou mais lentamente. O ideal são frutas, castanhas e snacks naturais, como frutas desidratadas, chips de batatas etc. Em relação às bebidas, prefira sucos naturais, água, água de coco e bebidas isotônicas”, destaca. Como grande parte dos foliões acaba comendo na rua, Natália sugere os restaurantes de esquema self-service, pois têm maior rotatividade e, consequentemente, comidas mais frescas.

A orientação do Ministério da Saúde é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, porém, se o folião optar pelo consumo de álcool, é importante que o faça com moderação e que aumente a ingestão de água. “Diferentemente do que as pessoas pensam, o álcool desidrata o organismo. Para ajudar o corpo no processo de eliminação das toxinas do álcool, é importante beber bastante água e bebidas isotônicas”, explica a professora Monique.

Confira duas receitinhas de sucos naturais antioxidantes, sugeridas pela coordenadora Natália Boia, que vão dar um up na energia do folião:

SUCO DE CENOURA

Ingredientes:

 1 cenoura

 ½ maço de salsinha

 Suco de 4 laranjas

 2 fatias de abacaxi

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado.

SUCO DE MELANCIA COM ÁGUA DE COCO

Ingredientes:

 1/2 fatia de melancia

 200 ml de água de coco

 1 fatia de melão

 Hortelã a gosto

Modo de preparo:

Corte a melancia e o melão e bata junto com a água de coco no liquidificador. Adicione a hortelã a gosto e beba bem gelado.