Unifeso - Formandos de Medicina Veterinária organizam II Dia do Avicultor, em São José do Vale do Rio Preto

21-10-2019

Estudantes formandos do curso de Medicina Veterinária e da Liga Acadêmica de Produção Animal do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) organizaram o II Dia do Avicultor, que aconteceu em 10 de outubro, no Hotel Fazenda Valverde, em São José do Vale do Rio Preto. O evento foi promovido pela Associação Fluminense de Avicultura e Suinocultura (Afas) com o apoio da Prefeitura Municipal.

O agronegócio representa no município de São José do Vale do Rio Preto mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), e a avicultura neste cenário se torna uma das bases econômicas da cidade. Nesse mesmo dia foi comemorado o aniversário de 70 anos da Afas, contando com um coquetel para os participantes, logo após as palestras programadas.

Foi a terceira vez que Raquel Nogueira Bade, estudante do 10º período de Medicina Veterinária, participou da organização do evento, que antes tinha outro nome. No ano passado, a Afas a convidou para trabalhar com eles e, atualmente, ela é secretária da associação. “O principal objetivo do evento é trazer atualidades para o setor. A avicultura é extremamente importante para São José do Vale do Rio Preto e para a Região. Por isso, há a necessidade de se ter treinamento técnico e de trazer conhecimento. Este ano, pela primeira vez no evento, tivemos exposição de produtos em uma pequena feira”, explicou Raquel.

No evento foram apresentadas diversas palestras, como Ambiência e Manejo de Frango de Corte; Programa Estadual de Sanidade Avícola; Jejum, Transporte e Área de Espera em Planta de Processamento; Manejo Inicial em Aves de Postura; Fabricação e Rações: Aspectos Práticos; entre outras.

O evento contou com a presença de avicultores de diversos regiões, empresas integradoras, empresários proprietários de abatedouros, além de fornecedores de insumos e de equipamentos que vieram de diversas partes do Brasil para interagir e trocar experiências neste grande dia. O evento reforça a importância da avicultura para a cidade, estimula a busca pelo conhecimento e fomenta a união e o associativismo neste setor.