Unifeso - Graduação em Biomedicina recebe reconhecimento muito bom do MEC

Graduação em Biomedicina recebe reconhecimento muito bom do MEC

13-10-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) conquistou uma excelente avaliação do Ministério da Educação (MEC) para seu curso de graduação em Biomedicina, alcançando a nota 4 de um total possível de 5. O professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, afirma que esse conceito reflete o comprometimento de toda a comunidade do Unifeso na construção de uma formação de excelência em Biomedicina. O curso, que teve início em fevereiro de 2020, está agora formando sua primeira turma neste semestre.

O coordenador destaca os diferenciais do curso que contribuíram para o desempenho positivo na avaliação, como o corpo docente altamente qualificado, o Centro de Práticas Integradas da Saúde - onde os estudantes desenvolvem competências e habilidades essenciais para uma formação profissional sólida - e os estágios realizados em clínicas e no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), hospital de ensino próprio da instituição. Além disso, os acadêmicos contam com bibliotecas físicas e virtuais que enriquecem sua preparação científica.

Os estudantes também têm a oportunidade de se envolver em pesquisas por meio do Programa de Iniciação Científica e Pesquisa (PICPQ), com orientação dos professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, Leandro Teixeira de Oliveira e Leandro Vairo. Entre as pesquisas notáveis, destaca-se o trabalho apresentado no Congresso Biomedicina in Rio, em junho deste ano, pelos estudantes Laryssa Jordão do Carmo Botelho e Luiz Marcelo Oliveira, sobre tecnologia cervejeira: “Uso de Subprodutos da Cervejaria para a Produção de um Couro Vegano”, que conquistou a quarta colocação entre 55 trabalhos selecionados para apresentação. Outra iniciação científica é conduzida pelos professores Marcel Vasconcellos, Maria Eduarda Monteiro Silva e Valéria Cristina Lopes Marques, na Instalação de Ciência Animal do Unifeso.

Além disso, os estudantes têm a chance de participar do PET-Saúde, um programa de educação por meio do trabalho para a saúde, cujo objetivo é promover a educação interprofissional mediante iniciativas que integrem os núcleos de conhecimento das diferentes profissões, de forma colaborativa, focando em ações de gestão e assistência na atenção primária à saúde. Eles participam de visitas técnicas, atividades de saúde na praça, bem como campanhas solidárias, como doação de alimentos, agasalhos, fraldas e brinquedos, em parceria com os diretórios e atléticas dos estudantes do Unifeso. Também estão envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa integrar e articular as políticas e ações de educação e saúde, envolvendo a comunidade escolar, equipes de atenção básica e a educação básica pública.

Segundo o coordenador, as jornadas de Biomedicina também se destacam no curso, oferecendo oportunidades para a troca de conhecimentos entre profissionais e a comunidade estudantil. O curso promove os Cafés Científicos, proporcionando aos estudantes a chance de interagir com vários pesquisadores do Brasil e do exterior, e recentemente, participou de oficinas de dança em parceria com o projeto Gruda.