Unifeso - Grupo de estudantes de ArqUrb Unifeso vivencia a cidade do Rio e seus elementos arquitetônicos e urbanísticos

04-08-2023

Um novo semestre letivo se inicia e é sempre bom relembrar momentos que marcaram o período passado para animar os ânimos. O Sítio Burle Marx, o Parque Guinle e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) foram alguns dos destinos que estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifeso visitaram neste último semestre. O passeio aconteceu em maio, quando mais de 40 estudantes embarcaram em um ônibus, disponibilizado pelo Unifeso, junto com as professoras Letícia Prudente e Eliane Mesquita, para mais uma atividade externa de muito aprendizado.

No sítio, que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela ONU, o grupo realizou um tour guiado pela manhã, junto a técnicos do local nos mais diversos locais paisagísticos e arquitetônicos existentes, inclusive as estufas de espécies arbóreas e vegetais específicas, plantadas e cultivadas por Roberto Burle Marx. “Os alunos ficaram impressionados com a exuberância e diversidade de vegetação brasileira existente no local, bem como com a qualidade da arquitetura moderna inserida no local”, notou a professora Letícia.

Depois do almoço, foi a hora de visitar o Parque Guinle, localizado no Bairro Laranjeiras/ RJ e também considerado Patrimônio da Humanidade enquanto espaço público e Conjunto Residencial. Lá, puderam observar edifícios modernos referenciais da história da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

No caminho para o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/ RJ), o grupo caminhou pelas ruas de Laranjeiras e visitou um projeto de hostel, também relacionado ao tema do patrimônio, o Hostel Villa 25, dos arquitetos Rodrigo Calvino e Diego Portas. “Este projeto foi premiado no Prêmio Tomie Othake Akro em 2018 e trata-se de uma intervenção no patrimônio histórico e arquitetônico de Laranjeiras”, contou Letícia.

No IAB/RJ, foram recebidos pelo vice-presidente do instituto, o Arquiteto Carlos Eduardo Machado, que apresentou o prédio - também considerado Patrimônio Cultural (antiga estação de bondes) e conversou sobre o papel do IAB para os futuros arquitetos - primeiros formandos do curso. “As visitas ao Rio de Janeiro são sempre muito proveitosas, pois o Rio é uma cidade que tem muito o que aprender com a experiência prática de vivenciar a cidade e seus elementos arquitetônicos e urbanísticos, que são referências nacionais de qualidade e valorização do patrimônio cultural, artístico, histórico, arquitetônico e paisagístico, do Brasil e do mundo”, concluiu a professora Letícia.