Unifeso - III Mostra Interna de Arquitetura e Urbanismo reúne trabalhos diversos de cerca de 150 alunos

12-12-2022

Cerca de 150 alunos das quatro turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), expuseram os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2022 na III Mostra Interna de Arquitetura e Urbanismo: CineARQ Projeta. O evento aconteceu no dia 9 de dezembro e promoveu a interação e a integração entre os estudantes do curso através de conteúdo relacionado à arquitetura e à cidade.

A mostra contemplou estudos de forma; tour 360º (veja aqui e aqui); estudos para o terminal rodoviário intermodal de Teresópolis; projetos de habitação, de uma nova unidade básica de saúde e de uma escola para o bairro do Meudon; projetos do espaço urbano a partir da reta de Teresópolis; além de plantas de concepção estrutural. “O objetivo da mostra é expor o que foi desenvolvido pelas turmas ao longo do ano nas disciplinas e nos projetos de pesquisa. Inauguramos em 2022 a maquetaria do curso para a produção de maquetes. Então os estudantes puderam explorar a criatividade e as formar através da maquete física, saindo do virtual, do computador”, contou a professora Letícia Prudente, coordenadora do curso.

Vitor Guilherme Oliveira de Magalhães, estudante do segundo período estava animado com o evento. “Essa mostra é ótima, pois vemos a nossa evolução e conseguimos acompanhar a evolução dos outros alunos, além de termos uma noção do que podemos esperar para os próximos trabalhos”, disse.

Tatiane Pilar, professora das disciplinas Projetos de Arquitetura I e de Conforto Ambiental, falou um pouco sobre o trabalho de campo desenvolvido com os alunos no bairro do Meudon. “Fizemos visitas ao bairro, e os estudantes tiveram muita proximidade com a comunidade, o que trouxe um diferencial no resultado dos projetos. Visitamos a associação de moradores, ouvimos as necessidades da comunidade, fizemos o processo de análise do local e desenvolvemos os projetos de unidades familiares. Vimos que os moradores têm necessidade de expansibilidade na edificação, porque geralmente as famílias vão aumentando, há também uma questão de insegurança alimentar muito forte, então tentamos trabalhar com projetos que contemplassem horta no próprio terreno. Os resultados foram muito bons”, comemorou a professora.

Já Pedro Moraes, professor da disciplina de Projeto Urbano II, trabalhou com os alunos o espaço urbano, a partir da reta de Teresópolis. “Usamos a infraestrutura linear da reta como o fio condutor da proposta de projeto. Estamos trabalhando na ideia de transversalidades à reta. Cada grupo pensou as bordas e adjacências, trabalhando as ruas, as infraestruturas viárias, os espaços livres, a mobilidade, a hidrografia etc. Os trabalhos são bem diversos”, contou.

Beatriz Temtemples, professora das disciplinas de Estrutura de Concreto Armado e Estrutura de Aço e Madeira, trabalhou com as turmas mais avançadas do curso. “Até o 6º período os estudantes não lidam com estruturas. Então esta é a primeira vez que os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar em plantas de concepção estrutural, e o resultado foi muito positivo, gostei muito do que eles desenvolveram. E a proposta é justamente essa, de tentar aliar as disciplinas mais teóricas com a prática”, explicou.