Unifeso - Juntos salvamos vidas! Estudantes do Unifeso se engajam em importantes ações sociais, como o Maio Amarelo

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Juntos salvamos vidas! Estudantes do Unifeso se engajam em importantes ações sociais, como o Maio Amarelo

26-05-2022

Aprender na prática desde o primeiro período é um grande diferencial do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) na sua metodologia de ensino. Articular este processo de ensino-aprendizagem às demandas sociais é uma grande virtude e conquista que, ao longo dos mais de 50 anos de curso de Medicina, o Unifeso vem semeando e, com isso, expandindo a sua atuação cada vez mais. Na última terça-feira, atendendo a um convite da guarda municipal, em parceria com o 16º Grupamento de Bombeiro Militar, a Polícia Militar e a prefeitura, através da secretaria de Saúde, estudantes e professores dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária se engajaram na campanha Maio Amarelo, encenando o “Grande Acidente” na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro da cidade, para estudantes de escolas municipais e transeuntes que por lá pararam para observar a ação. 

O intuito foi integrar os serviços de assistência ao trânsito. “De pronto aceitamos o convite, nosso professor Carlos Souza abraçou a coordenação e a organização e complementamos a simulação do Corpo de Bombeiros com o atendimento pré-hospitalar à vítima de acidente de trânsito e também com o atendimento hospitalar. São estudantes do internato médico que estão nos últimos períodos, que logo estarão formados no mercado de trabalho”, contou a professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina. 

A professora Simone destacou ainda que “esta participação é uma forma da Instituição fazer o seu papel social, que é de sensibilização e de atenção a esta questão dos acidentes no trânsito, demonstrando o quanto podem causar sequelas aos envolvidos e o quanto mobilizam profissionais e recursos.”. 

Na primeira simulação de acidente, entraram em campo os estudantes do curso de Medicina Veterinária do Unifeso, que simularam o atendimento de urgência para um animal atropelado, utilizando um boneco. “É importante que todo o procedimento seja realizado com toda segurança, tanto para o animal que foi atropelado, quanto para a pessoa que atropelou, os transeuntes que muitas vezes se envolvem para tentar ajudar e que podem até sofrer algum dano no local do acidente e ser, por exemplo, mordida também”, alertou a professora Síria da Fonseca, docente do Unifeso.



Luiz Felipe Toledo está se formando em Medicina e, no seu último dia de atividade na graduação, quis participar do atendimento simulado, o que significou um momento de nostalgia e de autoavaliação. “No meu primeiro período tive o simulado do grande acidente dentro da Instituição, foi uma grande surpresa para todos os calouros, pois  nos deparamos com um situação para a qual não estávamos preparados. E agora, há uma semana da minha formatura, tive a mesma experiência em ambiente externo, mas também me causou grande impacto, só que me mostrou que agora já estamos realmente preparados para atuar. O que percebemos é que tivemos uma formação muito boa no Unifeso”, avaliou o formando. 



“Nossos estudantes adquirem a prática na faculdade, no Laboratório de Habilidades, por exemplo, no Hospital Próprio de Ensino e em outros cenários externos. Eles realizam o atendimento que, apesar de ser simulado, fica bem perto da realidade”, destaca Renata Mendes, supervisora de Ensino dos cursos da área de Saúde do Unifeso. 



Conhecimento na prática e em cenários reais



A formação dos estudantes de Medicina do Unifeso é pautada na aplicação prática do conhecimento desde os primeiros períodos. Os acadêmicos passam por situações reais, como atendimentos em caso de emergência, diagnósticos e discussão de casos clínicos, e são acompanhados de perto pelos professores, que apontam os erros ou os acertos em cada atividade.

São os MedTerês que fazem a diferença e trazem grandes melhorias para a saúde de Teresópolis e região, trabalhando em projetos de prevenção (Pet-Saúde), monitoramento (Proteger Teresópolis) e acompanhado pacientes com diversas comorbidades recebidos em seu hospital próprio de ensino (HCTCO). Unidades Básicas de Saúde, comunidades, creches, asilos, escolas, entre outras instituições também são cenários de prática para o melhor aprendizado. As experiências com o atendimento à comunidade começam desde o início da faculdade, através da Integração Ensino, Trabalho e Cidadania (IETC), que existe há mais de dez anos no curso.

Além disso, também são desenvolvidos trabalhos em municípios vizinhos, como em Guapimirim. Já durante o período do Internato, que compreende os dois últimos anos da formação médica, estudante tem a oportunidade de realizar o estágio obrigatório de treinamento em serviço no HCTCO e em outros centros de saúde da rede pública, tais como as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da Unidade Ambulatorial do Unifeso. Outros cenários de prática em que os estudantes estão inseridos ao longo da graduação são asilos; Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) dos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Carmo; Clínicas de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro (CSF); o Hospital Federal de Bonsucesso, no município do Rio de Janeiro (HFB); empresas do município de Teresópolis (saúde do trabalhador) e o Hospital Municipal José Rabello de Mello, no município de Guapimirim.

O curso é estruturado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem pela técnica da ABP - Aprendizagem Baseada em Problemas, que é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em que o estudante é visto como um pensador e a sua participação ativa é ponto fundamental para a motivação e aquisição de conhecimento. A metodologia ativa de aprendizagem, juntamente com a infraestrutura de ponta e com professores altamente qualificados, promove o aprendizado de procedimentos médicos em cenários reais e em simulações, para que os estudantes possam testar os conhecimentos e habilidades, sem colocar em risco a vida de pacientes reais.



Sobre o Maio Amarelo



Teresópolis está entre as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de acidentes envolvendo veículos automotores, bicicletas e pedestres. Contanto, a proposta da organização do Grande Acidente no centro da cidade foi de impactar os espectadores com cenas bem realistas, treinar os militares do 16º GBM e proporcionar mais cenário realista de atendimento para acadêmicos.

Capitão Fábio Pimentel esclareceu que este tipo de cenário de acidente é muito comum na cidade de Teresópolis. “Somente no ano passado, mesmo em meio à pandemia, foram mais de 800 eventos de trânsito atendidos. Neste ano, até a manhã do dia 24, foram 275 acidentes de trânsito. Este tipo de cenário é delicado”, declarou o capitão Fábio. 

“Mais um evento conscientizando e levando às pessoas a importância do trabalho dos médicos. Agradeço à colaboração do Unifeso e parabéns pelo trabalho que realizam”, disse o comandante da Guarda Municipal de Teresópolis, Gil Wellington. 



Vestibular de Medicina com inscrições abertas



As inscrições para o Vestibular de Medicina do Unifeso estão abertas para ingresso no segundo semestre de 2022. A participação no processo seletivo pode ser nas modalidades Enem, para a qual serão destinadas 20 vagas, ou Prova On-line, para a qual serão destinadas outras 20 vagas. 



Por Giovana Campos

 






 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.