Unifeso - Livro Aulas Inovadoras de Professores Incríveis é lançado na entrega do Prêmio Professor Unifeso

08-12-2023

No dia 5 de dezembro de 2023, aconteceu a cerimônia do Prêmio Professor Unifeso. Instituído no início de 2022 como mecanismo de estímulo a práticas pedagógicas inovadoras e como estratégia de reconhecimento institucional de docentes que desenvolvem experiências educacionais exitosas nos cursos de graduação, a premiação contempla os participantes com certificação e os ganhadores com bonificação financeira. Os primeiros colocados em cada edição do Prêmio Professor Unifeso fazem jus à Medalha Professor Cezar Antônio Elias. O objetivo é reconhecer o mérito e o valor de docentes que tenham se destacado na área do ensino e da educação, em especial, que tenham contribuído com o Unifeso. O encontro reuniu dirigentes, coordenadores, professores e estudantes que presenciaram a entrega das honrarias.

A cerimônia começou com o lançamento do livro "Aulas Inovadoras de Professores Incríveis", que traz as experiências docentes exitosas nos cursos de graduação do Unifeso em 2022. O e-book foi publicado pela Editora Unifeso, organizado por Verônica Santos Albuquerque, Danielle Carvalheira Costa Coelho e Nathalia da Silva Almeida, e contempla todos os trabalhos que participaram da primeira edição do Prêmio Professor Unifeso, em 2022. A professora Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso, abriu a cerimônia destacando as grandes conquistas alcançadas neste ano pela área acadêmica, como o conceito máximo do MEC para o Centro Universitário, entre outras.

Ela também fez uma breve apresentação do livro e convidou todos a baixarem a primeira edição. A reitora destacou que o Prêmio Professor Unifeso foi lançado em 2022 com os objetivos de "identificar, estimular, reconhecer e divulgar práticas educacionais inovadoras e experiências de ensino exitosas desenvolvidas por professores da instituição. No livro, é apresentada a dinâmica de planejamento e a experiência de implementação do prêmio e os 32 trabalhos submetidos por professores que concorreram à premiação em sua primeira edição”, contou a reitora.

O professor Luis Eduardo Presidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), mantenedora do Unifeso, encerrou o evento parabenizando a todos que participaram, especialmente aos premiados. “Acho que este é um movimento muito interessante que a professora Verônica trouxe a nossa instituição que, além de reconhecer o mérito acadêmico, ele proporciona integração, articulação, companheirismo e amizade”, notou.

Sobre a Medalha Professor Cezar Antônio Elias

A honraria foi instituída em homenagem ao professor que participou da formação de milhares de estudantes durante sua trajetória acadêmica e docente. Nascido do Rio de Janeiro, em 1925, filho de imigrantes libaneses, Cezar Elias ingressou no Instituto de Biofísica da UFRJ, a convite do Prof. Carlos Chagas Filho. Dedicou-se à pesquisa e ao ensino de Biofísica e Fisiologia. Formado em Medicina, Direito e Botânica, era doutor em Física Aplicada à Farmácia. Humilde e generoso, não ostentava seus títulos e era reconhecido e amado pelos estudantes e amigos, que ultrapassavam o meio acadêmico e as fronteiras do Brasil. Fluente em diversas línguas, pintava quadros, era ligado às artes, à história e à filosofia. Cezar Elias integrou o primeiro grupo do corpo docente da Faculdade de Medicina da FESO na década de 1970 e permaneceu na instituição até 2018, quando faleceu aos 92 anos.