Unifeso - Maternidade do HCTCO e Perinatal celebram Dia Mundial da Prematuridade

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Maternidade do HCTCO e Perinatal celebram Dia Mundial da Prematuridade

22-11-2019

“Dia 17 de novembro é o dia mundial da prematuridade e não podíamos deixar de comemorar com os nossos bebês. Que felicidade poder encontrá-los novamente e ver como estão crescendo!”. O depoimento da pediatra Adliz Siqueira, gestora médica da Perinatal Teresópolis, na Maternidade do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), exalta o enorme carinho e envolvimento que ela, junto com a sua equipe de profissionais, tem com os seus pequenos pacientes. 

E para dar continuidade a essa relação de afeto e cuidado, a Perinatal, em parceria com o HCTCO, promoveu no dia 18 de novembro, no Terraço Gourmet da Maternidade, um encontro entre os profissionais da UTI Neonatal e os bebês e familiares que passaram pela unidade neste ano. Até hoje, já foram internados cerca de 60 pacientes na unidade, sendo, aproximadamente, 47% prematuros (menores de 37 semanas gestacionais). 

A empresária Mirian de Andrade trouxe a filha Heloísa Miranda, de sete meses, um dos primeiros bebês a serem internados na UTI Neonatal. “Fui muito bem atendida, sempre estava cercada de enfermeiras que me acalmavam o tempo todo, pois eu não podia ficar nervosa por causa da minha pressão. Fiquei uma semana internada e, apesar das dores, fui confortada e muito bem assistida”, elogiou. 

“Meus filhos ficaram internados durante um mês e meio na UTI Neonatal e não sei o que dizer, só tenho agradecimentos a fazer, são profissionais muito atenciosas”, disse Márcio Monteiro Gomes, operador de máquinas de Guapimirim, que comemorou junto a sua esposa, Talita de Moraes, a vida e a saúde dos seus gêmeos Miguel e Ester, nascidos em maio deste ano. 



Quase mil prematuros nascem por dia no Brasil

Segundo Agnes, no Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a uma média de 931 por dia ou a seis prematuros a cada dez minutos. "O parto prematuro é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade, e o Brasil é o 10° país no ranking mundial de prematuridade, o que demonstra o quanto é grande a nossa luta com os nossos pequenos grandes guerreiros”, ressaltou a médica, que aproveitou para agradecer “às famílias que já estiveram conosco, às equipes da Perinatal Teresópolis e do HCTCO e a todos os colaboradores que atuam, de maneira direta ou indiretamente, para que hoje essas famílias estejam felizes com o sorriso estampado no rosto”. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.