Unifeso - Minicurso ensina na prática a manipulação de jujubas de vitamina C e colágeno

Minicurso ensina na prática a manipulação de jujubas de vitamina C e colágeno

21-10-2022

O mercado de nutracêuticos vem crescendo muito. Tratam-se de um tipo de suplemento alimentar que contém em sua composição compostos bioativos que foram extraídos dos alimentos e que possuem benefícios para o organismo, podendo, inclusive, ser utilizado como forma de complementar o tratamento para alguma doença. Para mostrar um pouco das possibilidades deste mercado, o curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou um minicurso de manipulação e jujubas de vitamina C e colágeno, durante o VII Confeso (Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso).

“O mercado de nutrição cresceu muito, e também está habilitado à prescrição desses suplementos na forma farmacêutica de jujuba e de chocolate, por exemplo. A prescrição individualizada do tratamento personalizado de cada paciente vem aumentando, então são levados em conta o sabor de preferência do paciente e um formato diferenciado para ser atrativo. E a indústria vem investindo cada vez mais nisso. O mercado de varejo da manipulação, tanto os prescritores quanto os pacientes já estão adeptos a esse novo conceito”, explicou o professor Fábio Rezende Alves.

Durante o minicurso, os estudantes aprenderam sobre a manipulação de jujubas de vitamina c e colágeno, uma forma fácil de administrar vitaminas para crianças e adultos. “Dentro do universo da Farmácia Magistral, a proposta foi trazer a jujuba de manipulação de vitamina C, justamente para que os estudantes tenham contato com o universo do que pode ser feito com a medicação ou com o suplemento vinculados a uma forma farmacêutica diferenciada e agradável, principalmente na pediatria, pois é difícil administrar medicamentos em crianças”, disse Fábio.

No minicurso, os estudantes fizeram a manipulação desde a base da jujuba até incorporar os ativos, escolhendo qual o melhor flavorizante e o melhor veículo da fórmula de solubilidade. “A ideia é que eles tenham esse olhar crítico, como futuros farmacêuticos, de um pH específico, se o ativo está totalmente solúvel no meio dessa base, se homogeneizou corretamente, se a base não foi quebrada, entre outros. Esses critérios de conhecimento técnico são extremamente importantes para que eles saibam executar e como manipular, porque não adianta só incorporar”, explicou o professor.