CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Monstrão da Química: professor e youtuber destaca a importância de se aprender com a prática e fala sobre as tendências de ensino

13-02-2020

Graduado em Química e prestes a apresentar a sua dissetação sobre “Videoaulas no Ensino de Química” para se tornar mestre em Ensino de Ciências, Marcus Ennes é um professor do Ensino Médio bem popular nas redes sociais, que vem fazendo sucesso entre os vestibulandos por passar as lições da tão temida matéria de “Química” de forma mais dinâmica, divertida e criativa. 

O professor mora na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, onde e trabalha lecionando para escolas e cursos preparatórios. Ele apoia seus estudantes e, na busca de abrir horizontes e proporcionar novas experiências, acompanha os vestibulandos em tours por cenários de prática profissional. E foi em um destes passeios que o ‘Monstrão da Química’ – apelido pelo qual Marcus ficou conhecido por ser um praticante assíduo de atividades físicas – conheceu o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). “Já parou para pensar o quanto faz diferença ter laboratórios de ponta, salas de aula bem equipadas, ambientes bem preservados e equipamentos modernos para aprender e, principalmente, praticar a profissão escolhida? São detalhes que fazem toda a diferença no decorrer do curso”, declarou em rede social (confira aqui) ao falar sobre a infraestrutura dos cursos, que veio conhecer em detalhes.

A exposição em redes sociais abriu para Marcus oportunidades de mostrar o seu trabalho pelo Brasil, participando dos chamados “aulões” em diversos estados do país, como Rio de Janeiro, Piauí e Pará. “O meu plano sempre foi ser professor, e o mais bacana da minha profissão é ver o impacto positivo que o professor tem na vida das pessoas. Acredito que o sucesso na carreira de uma pessoa é fruto de um trabalho de qualidade e muito sério”, garante. 

Para quem está dando os primeiros passos e vai enfrentar o vestibular, ele dá a dica:  “O essencial é sentar na cadeira e estudar. Além disso, ter um professor que cativa, um ambiente de estudo bacana, são fatores que ajudam e muito. Mas tem matérias como Química, Física, Biologia, Matemática, entre outras, que o estudante tem que combinar os estudos à resolução de exercícios, fazer resumos, ou seja, o importante mesmo é praticar”, nota.



Tecnologias a favor da aprendizagem 

E para quem acha que fazem sucesso no Youtube somente os humoristas, os gamers, as blogueiras… está enganado! Os educadores como Marcus têm conquistado um novo espaço de sucesso no Brasil, divulgando vídeos regularmente e ganhando seguidores. Para isso, Marcus explica que utiliza estilos e técnicas diversas para ensinar conteúdos relevantes tanto para passar de ano quanto para se dar bem no Enem e em vestibulares. 

“A minha dissertação de mestrado trata, justamente, do trabalho que faço no meu canal, que uso como uma ferramenta em sala de aula, através de uma metodologia chamada Sala de Aula Invertida, um modelo do Ensino Híbrido, combinando a tecnologia digital com o ensino presencial em sala de aula”, conta. 

Hoje, o Ensino Híbrido é uma forte tendência da educação, por mesclar os principais elementos do ambiente de aprendizagem online com os do presencial, aproveitando o que cada um desses espaços tem de melhor, permitindo que, em alguns momentos, o aluno realize atividades presenciais na escola com os seus colegas e professores e, em outros, estude de forma individual, até mesmo em casa. No caso da Sala de Aula Invertida, Marcus explica que os alunos estudam em casa o conteúdo indicado pelo professor e, em sala de aula, aprofundam o que foi estudado com a realização de atividades diversas. “Eles têm a oportunidade de primeiro assistir o conteúdo em casa e, quando chega na aula, já traz questionamentos e comentários. Dessa forma eu tenho tempo para trabalhar melhor as dúvidas em sala”, defende Marcus. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias





Atendimento On-line