Unifeso - Novos residentes do HCTCO tomam posse

Novos residentes do HCTCO tomam posse

03-03-2020

Os novos residentes médicos do Unifeso/HCTCO (Centro Universitário Serra dos Órgãos/ Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano) tomaram posse, no dia 2 de março, em solenidade realizada no novo auditório do campus Quinta do Paraíso. Na presença de dirigentes da Instituição, eles foram apresentados aos supervisores e receberam as boas-vindas de professores e de demais funcionários que atuam no programa de residência médica.

Foram preenchidas 19 vagas, e um concurso suplementar está previsto para o preenchimento de mais quatro vagas, que são das áreas da Terapia Intensiva e da Medicina de Família e Comunidade. A maior parte dos novos residentes (cerca de 70%) é de fora da cidade. Os novatos terão alguns dias de adaptação, quando vão conhecer os supervisores e o hospital.

O professor Washington Milezi, coordenador da Residência Médica, destacou que o programa do Unifeso/HCTCO já tem mais de 20 anos de tradição. “O fato de termos um hospital de ensino próprio, onde mais de 90% da carga horária da residência médica são feitas dentro da unidade, é um diferencial”, disse.

A Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora geral do HCTCO, explicou que o hospital tem 55 anos e é referência em Teresópolis para trauma e gestantes. “O HCTCO faz a retaguarda para a UPA 24 horas do município e atende pacientes de outros cinco municípios da Região Serrana. Nosso hospital está crescendo, está em obras, tem muita coisa nova acontecendo para dar mais estrutura aos nossos estudantes, médicos e pacientes”, contou. Segundo a diretora, a residência médica é um momento único na vida dos formandos. “Afinal, quantos estudantes se formam e quantos conseguem passar para uma residência médica? Trata-se de um funil. Aproveitem muito esse momento, se integrem às equipes e desfrutem do aprendizado que receberão. Nosso objetivo é formar profissionais de saúde com qualidade”, afirmou.