CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Perinatal e Maternidade do HCTCO realizam o Simpósio Prevenção da Prematuridade

10-12-2019

A Maternidade do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e a Perinatal promoveram, dia 7 de dezembro, o Simpósio Prevenção da Prematuridade. O evento, gratuito, contou com palestras dos doutores Renato Sá e Paulo Nassar, coordenadores gerais de obstetrícia da Perinatal, e do Dr. Fernando Martins, diretor clínico da UTI Neonatal da Perinatal. 

Dentre os diversos assuntos abordados esteve o rastreamento e o diagnóstico das múltiplas causas da prematuridade. São diversos os fatores associados ao nascimento de prematuros. “No Brasil, as complicações associadas à prematuridade vêm ocupando o primeiro lugar nas causas de óbitos nos primeiros cinco anos de vida”, explicou o Dr. Renato Sá.

O evento reafirmou a parceria entre a Maternidade do HCTCO e a Perinatal e foi uma oportunidade de trazer a expertise dos médicos que coordenam o trabalho da Perinatal para discutir a prematuridade, a neonatologia, e atualizar os obstetras da região. Médicos de Teresópolis, Macaé, Niterói e Nova Friburgo, além de enfermeiros da Maternidade e de estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram do simpósio.

“Esse evento é uma educação continuada, que agrega ao nosso trabalho do dia a dia. Também é uma oportunidade de médicos da nossa cidade e de outros municípios conhecerem a infraestrutura e o trabalho realizado na nova maternidade de Teresópolis. Nossa proposta é ser uma referência na Região Serrana”, explicou a Dra. Rosane Rodrigues Costa, diretora Geral do HCTCO.

Por Juliana Lila

Outras Notícias





Atendimento On-line