Unifeso - Pro Arte comporta estrutura de base para gravações do filme Rio de Clarisse e lança Curso Livre de Cinema

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Pro Arte comporta estrutura de base para gravações do filme Rio de Clarisse e lança Curso Livre de Cinema

22-03-2024

Na última quinta-feira, dia 21 de março, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) foi palco da Masterclass Mulheres no Cinema Brasileiro e Acessibilidade Cultural, quando recebeu  insights valiosos enquanto as diretoras e roteiristas do longa-metragem Rio de Clarice compartilham suas experiências. Selecionado pela Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio de Janeiro e com o apoio da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), o filme traz uma visão única sobre o universo de Clarice Lispector, explorado através dos olhos de talentosas cineastas brasileiras. O filme conta com cerca de 40 profissionais, e por volta de 60 artistas no elenco, fora os figurantes que serão chamados para as gravações. Ludmila Olivieri, profissional com mais de 20 anos de cinema, está neste time de peso. Ela está trabalhando com parte da equipe, há um mês, para a pré-produção e conta que, agora, chegou toda a equipe, que vai ficar por mais um mês na cidade e utilizar a infraestrutura do CCFPA como base. "Utilizaremos as ruas da cidade para estas gravações, cenários onde Clarisse transitava, assim como locações internas, para mostrar o cotidiano da personagem", contou.



O projeto está sendo idealizado pela cineasta Nicole Allgranti, cuja carreira profissional se entrelaça com a história da Pro Arte, onde já foi professora de Cinema durante três anos e produziu um documentário sobre os 50 anos da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). Segundo ela, a produção do filme na cidade está sendo muito importante para a cidade, pois “está movimentando a economia, setores de alimentação, transporte, entre outros, além de empregos”. Ela conta que Teresópolis também é a cidade proponente e a cidade dela, Diretora Geral do longa-metragem. Nicole é a sobrinha-neta de Clarice Lispector, e o projeto contou com a espera de cinco anos pela liberação dos direitos autorais das obras para se tornar realidade. Agora, finalmente, o público terá a oportunidade de mergulhar neste universo cinematográfico único e emocionante.



Durante o Masterclass, os presentes puderam ter uma palhinha de algumas das principais cenas do longa, é encabeçado por Maria Luiza Aboim (diretora), Nicole Allgranti (roteirista e diretora), Eunice Gutman (diretora), Taciana Oliveira (diretora), Barbara Kahane (diretora), Teresa Montero (Roteirista e especialista na obra de Clarisse Lispector). Na ocasião, compareceram como convidados especiais Rita de Cassia Oliveira Gomes e Severa Paraguaçu (Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade da UFRJ), e a palestra teve como mediador Túlio Bambino (Petit Malaco Imagens e Sons), que estará à frente do Curso de Cinema da Pro Arte.



O aguardado filme "Rio de Clarice" mergulha nos contos da autora e traz à vida personagens femininas marcantes, imersas nos cenários vibrantes do Rio de Janeiro e Teresópolis. Com um toque de humor refinado e situações que só Clarice poderia criar, esta obra é uma homenagem única a uma das maiores escritoras brasileiras.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.