Unifeso - Professora Vânia Glória Lopes, do curso de Medicina, recebe medalha de mérito profissional Albert Sabin

04-08-2023

A professora Dra. Vânia Glória Silami Lopes, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e professora emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi homenageada pela Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro com a medalha de mérito profissional Albert Sabin. A premiação ocorreu na cerimônia do Dia de Alerta da Insuficiência Cardíaca, realizada dia 8 de julho, na Associação Médica Fluminense, em Niterói. “Quando eu tomei consciência dessa homenagem fui tomada por uma emoção avassaladora. Uma das coisas mais espetaculares da minha vida, porque eu vivi um drama e a vitória do Sabin: o sucesso da vacina”, contou a professora, que vivenciou, quando era graduanda, um cenário delicado.

“Pacientes eram colocados em um tubo de aço para respirar, era o pulmão de aço, um respirador de forma bem rudimentar da década de 60, devido a forma grave da poliomielite. Algumas morriam de insuficiência respiratória onde apresentavam forma ascendente da doença. Toda criança que apresentasse a poliomielite era de forma grave, naquela época, e as nossas vacinas não eram perfeitas. Eu me sentia muito angustiada quando eu via as crianças morrendo ou ficavam com sequelas. Na década de 60, o Sabin descobriu a vacina contra a pólio muito melhor que a anterior. Para mim foi uma alegria imensa, eu festejei bastante como estudante, e a expectativa de que tudo seria melhor daqui para frente com uma cobertura vacinal mais eficaz”, lembra a Dra. Vânia.

Para ela, “é muito bom quando se vivencia o fato e depois vê o quanto você trabalhou naquele respirador de aço chamado pulmão de aço. Hoje são peças de museu, porque agora nós temos respiradores da nova geração. Isso é uma evolução, para mim, fenomenal dentro da Medicina. Eu vibro com a Medicina, eu amo a medicina. Sou médica, sinto que sou intrinsecamente médica. Isso para mim não há dinheiro que pague esse reconhecimento”.

A doutora Vânia, que é considerada uma docente competente e muito querida no Unifeso, é uma profissional conhecida por exercer a profissão com entrega, de maneira honesta e humanizada. Com a homenagem, ela mergulhou em recordações da sua história profissional, inclusive os capítulos no Unifeso. “A minha filha se formou na Feso. Eu estou muito orgulhosa desse fato, tenho grandes recordações da Feso pelos laços de amizades construídas. Desde os docentes, discentes até os funcionários mais simples. O Unifeso foi escolhido por mim como um ciclo de grandes amizades, de uma interação total com todos discentes, funcionários administrativos, e eu me sinto aqui como se estivesse na minha casa”, declarou a Dra. Vânia.