Unifeso - Professores do UNIFESO participam de eventos promovidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professores do UNIFESO participam de eventos promovidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

26-12-2018

Os professores Alba Fernandes, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), e Luís Claudio Motta, coordenador do primeiro período do curso de Medicina, estiveram em Vitória e Brasília, respectivamente, para participar de eventos promovidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Alba esteve em um treinamento para membros dos Comitês de Ética do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, em Vitória (ES), nos dias 4 e 5 de dezembro. 

Segundo a professora, durante o treinamento, foram apontados diversos desafios, incluindo o aprimoramento da análise ética dos protocolos de pesquisa, visando à proteção e à segurança dos participantes de pesquisa, bem como aprimorar a interação entre o CEP, a instituição mantenedora e os pesquisadores. “Estamos trabalhando intensamente numa reconfiguração de nosso Comitê, nos aproximando dos pesquisadores e dos estudantes envolvidos nos projetos de pesquisa, orientando-os na resolução das pendências e dúvidas relacionadas à análise ética dos projetos. A participação no treinamento foi muito importante para aprimorarmos esse processo de reconfiguração", explicou.

Professor no V ENCEP

Já o professor Luís Claudio Motta participou V Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (ENCEP), também promovido pela CONEP. O evento foi realizado, dias 26 e 27 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). 

O encontro reuniu representantes de CEP de todo o Brasil, que participaram de palestras, rodas de conversa e oficinas sobre as principais resoluções homologadas recentemente e que têm trazido diferentes entendimentos, como a Resolução nº 510 (metodologias das Ciências Humanas e Sociais); a nº 563 (doenças ultrarraras); e a nº 580 (especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde). O evento recebeu aproximadamente 600 convidados de todas as regiões do país, abrangendo profissionais pesquisadores, participantes de pesquisa, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e interessados na área, sendo um evento de caráter nacional.

“Tive a grata satisfação de ser indicado como membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFESO para participar do V ENCEP. O envolvimento de nossa Instituição foi de extrema importância, pois foi possível nos fazer representar num evento que discute as principais diretrizes e aspectos éticos em pesquisas com seres humanos, permitindo expandir nossa rede de contatos com os CEP de outras importantes instituições do país, além da troca de experiências. Isso demonstra o empenho e a seriedade do UNIFESO em observância aos aspectos de ética em pesquisa”, disse o professor Luís Claudio.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.