Unifeso - Professores e estudantes participam de congresso de Fisioterapia Cardiorrespiratória, no Rio

29-06-2023

Professores e estudantes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram do VII Congresso Carioca de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, que aconteceu dias 5 e 6 de maio, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de diversas entidades da Fisioterapia e obteve um público recorde de mais de 650 inscritos, oferecendo uma grande variedade de palestras, debates e workshops sobre temas relacionados às especialidades da Fisioterapia, ministrados por palestrantes que são referência na profissão.

O congresso foi realizado pela regional da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva. A professora e egressa do curso de Fisioterapia do Unifeso, Isabela de Andrade, foi uma das palestrantes do evento, discorrendo sobre o tema “Programa de Reabilitação Domiciliar: Evidências”, que fez parte da mesa “Programa de Reabilitação Cardiovascular”, a qual contou com palestras sobre a estrutura mínima para implementação e gerenciamento de risco e monitorização.

“Este é um dos maiores eventos científicos do Rio de Janeiro na área da Fisioterapia. Então, senti-me imensamente lisonjeada e feliz em participar e ver que estava ao lado de pessoas extremamente competentes, de profissionais que se dedicam à prática baseada em evidências. Também no evento foi possível notar as inovações e avanços na Fisioterapia e perceber que a profissão está se unindo, evoluindo e crescendo”, relatou a professora Isabela.

Para Gleice Braga, estudante do 4º período de Fisioterapia que também esteve presente no evento, a experiência de participar do congresso foi incrível. “O evento foi bem organizado, as palestras foram ótimas. Trouxeram estudos, casos e resultados muito interessantes. Os palestrantes eram pessoas admiráveis, muito capacitados para estarem ali. São excelentes profissionais na área, e isso me inspirou muito. Ter contato com profissionais de tamanha excelência, fez-me almejar estar lá também e ter esta sabedoria. E eu, como graduanda em fisioterapia, estou caminhando para um futuro de muito conhecimento, pesquisa e inovação na área da saúde”, contou.

Ela destacou que outro fato que a marcou, foram as apresentações dos trabalhos dos estudantes. “Creio que seja uma grande oportunidade ter um projeto selecionado para apresentar em um evento desses. Além disso, os melhores trabalhos receberam premiações e reconhecimentos. Fiquei feliz em ter feito parte deste congresso e espero ir a outros!”, enfatizou.