Unifeso - Programa de Literatura, Arte, Memória e Cinema quer alcançar toda a comunidade acadêmica

03-08-2023

O Programa de Literatura, Arte, Memória e Cinema (Plamc) começou na época do antigo Centro de Ciências da Saúde (CCS) e agora está passando por uma reestruturação para que seja um programa mais ampliado, oferecendo atividades no âmbito das artes para o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) como um todo. O programa foi reestruturado em três eixos: Artes Visuais, Literatura e Memória e Dança.

O objetivo é ampliar o número e a qualidade das atividades e leva-las para os dois campi. Vale destacar que funcionários técnico-administrativos e professores também estão incluídos nas atividades.

“A importância do Plamc se justifica na necessidade do Unifeso em pensar numa formação ampliada e cidadã, e não só tecnicista. E esse é um desafio para as Direções Acadêmicas. Para contribuirmos para a formação e para o desenvolvimento de uma sociedade ética e justa, precisamos também contribuir para uma formação cidadã. Sem a arte, a literatura, a cultura geral e sem o incentivo aos coletivos e à diversidade, ficamos limitados naquilo que temos capacidade e potência para fazer”, disse a professora Mariana Arcuri, diretora Acadêmica de Ciências da Saúde no Unifeso e responsável pelo eixo Dança, do Plamc, que contempla o Grupo de Dança Experimental do Unifeso (Gruda).

O Gruda tem como objetivo abrir oportunidades para pensar e praticar a dança em suas diferentes expressões e ritmos, no Unifeso e em demais espaços de arte da cidade de Teresópolis. Ao longo do ano, o grupo fará apresentações e oficinas para mostrar que, independentemente do ritmo e do tipo de dança, é possível se divertir e se emocionar. A ideia é aproximar a comunidade acadêmica das diferentes manifestações da arte e da prática da dança. Com isso, o projeto propõe uma nova perspectiva através do uso de diferentes manifestações de arte, da língua e da dança para beneficiar o bem-estar físico e mental.

O professor Daniel Hernandez, coordenador do Plamc e responsável pelo eixo Literatura e Memória, contou que, com o programa, a instituição começou a descobrir talentos; como estudantes que tocam instrumentos, que se dedicam à dança e à literatura. “Por isso, teremos atividades envolvendo alunos. Uma delas é a de um estudante que pegou uns manuscritos do avô e fez um livro. O projeto vai ser apresentado aos alunos, e ele vai falar sobre a importância de escrever, de como surgiu a ideia de publicar esse livro. E teremos a participação de debatedores da Academia Teresopolitana de Letras (ATL)”, explicou.

O professor destacou a importância do Unifeso oferecer aos alunos atividades culturais. “À medida que os estudantes participam de atividades culturais, desestressam-se e aprendem a enfrentar determinadas questões de uma outra forma”, pontuou.

Quem chegou recentemente para se juntar ao Plamc foi o professor Luiz Felipe Brandão, responsável pelo eixo Artes Visuais. Ele enfatizou que a programação para o segundo semestre estará disponível em breve. “Estamos bastante empolgados. A programação está bem legal. Esperamos que os funcionários e alunos também participem, sugerindo atividades. Queremos expandir o programa de maneira que consigamos fazer exposições de fotografia, concursos e editais. Estamos abertos a sugestões”, disse.