Unifeso - Residência Médica do HCTCO realiza jornada científica durante o VII Confeso

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Residência Médica do HCTCO realiza jornada científica durante o VII Confeso

21-10-2022

Este ano, a coordenação da Residência Médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) aproveitou o VII Confeso (Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso) para realizar uma Jornada Científica dos Residentes. Cada programa de residência médica ficou responsável por organizar uma conferência ou uma mesa redonda com os temas afins das especialidades.

“Na cirurgia geral convidamos um ex-residente nosso que está morando no Espírito Santo, trabalhando na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, o colega Tarcisio Silveira da Fonseca. O fato da Feso ter investido no Centro de Estudos do HCTCO deu um novo ânimo para que todo o corpo clínico organizasse seus eventos científicos aqui”, explicou o professor Washington Milezi.

Dr. Tarcisio é especialista em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo e relatou sua experiência sobre hérnia inguinal por videolaparoscopia. Ele trouxe à discussão mais uma técnica: a TAPP. “Esta técnica é feita com bastante frequência por nosso grupo e sempre com bons resultados. A cirurgia de hérnia inguinal é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Dificilmente haverá um cirurgião geral que não tenha operado uma hérnia inguinal, pois se trata de uma doença muito prevalente, e o reparo laparoscópico começou a ser discutido na década de 90, apesar da resistência de alguns cirurgiões”, pontuou o palestrante.

Por Juliana Lila

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.