Unifeso - Saúde e Bem-Estar: população aproveitou o sábado para se cuidar em ação do Unifeso, no centro da cidade

28-06-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) aproveitou esses dias ensolarados de início de inverno para intensificar a campanha de vacinação da gripe e reforçar a da Covid. Entres as ações, a campanha “Saúde e Bem-Estar” aconteceu na manhã do último sábado, 24 de junho, na Praça Olímpica, no centro de Teresópolis. Entre os objetivos do evento, estava promover melhorias ao cuidado voltado para a saúde da população, com o intuito de prevenção e orientação do cuidado com as saúdes física e mental e outros fatores de risco.

Participaram diversos cursos vinculados à Direção Acadêmica de Ciências da Saúde (DACS), que promoveram atividades como dança, alongamento, aferição de pressão, orientação, entre outras. De acordo com Renata Mendes Barbosa, supervisora de ensino na DACS, “trouxemos atividades um pouco mais ativas, pensando em mexer um pouco mais com o corpo para trazer este bem-estar”, explicou. De acordo com Renata, a iniciativa visa ainda fortalecer a relação entre o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Saúde (Coapes) e a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis e o Unifeso, além de realizar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e fatores de risco, “propiciando a melhoria na qualidade de vida da população através de redes construídas por profissionais em formação e parcerias com a gestão/serviços de saúde, num fortalecimento coletivo em prol da população e na qualificação profissional”.

A população que passava pelo centro da cidade aproveitou a oportunidade de colocar em dia alguns cuidados com a saúde, como a família da advogada Bruna Amaral, que parou com o filho Lucca e o esposo Joelio Justino para se vacinar e participar de algumas atividades. “Viemos resolver umas coisas aqui perto e decidimos participar”, contou Bruna. “É muito bom este cuidado de mostrar para as crianças a importância da vacinação, da saúde bucal, entre outros”, avaliou Joelio.

Ana Clara dos Santos, estudante do segundo período de Enfermagem e monitora Núcleo de Estudos de Diagnósticos e Ações em Saúde (NDS) do Unifeso, notou que “tanto o Núcleo como o Unifeso proporcionam este contato com o paciente, o que nos leva a aprender com a prática”.

A professora Renata, que também está na coordenação do NDS, adiantou que “hoje temos como pilar a vacinação, porque é um dos grandes problemas da saúde pública esta cobertura vacinal que não chega, assim como a tuberculose e a sífilis, que são indicadores que estão em alta, entre outros agravos à saúde. Então, no segundo semestre, a ideia é criarmos projetos de extensão vinculados à saúde e levar isso para dentro das comunidades”, adiantou , lembrando que estas ações são feitas em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

Vestibular com inscrições abertas

Tem diversos cursos na área da Saúde, nas modalidades EAD e presencial, com inscrições abertas para o Vestibular Unifeso 2023.2, e quem se matricular neste segundo semestre ganhará bolsa de 50%, na modalidade presencial (exceto Medicina), e de 40%, nas modalidades on-line e híbrida, durante todo o curso. O Unifeso está com pólos em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro (confira aqui o edital).

As inscrições são feitas pelo site e o ingresso pode ser feito via redação on-line e nota do Enem.