Unifeso - Unifeso marca presença no Seminário Nacional de Educação a Distância

Unifeso marca presença no Seminário Nacional de Educação a Distância

12-06-2019

O 15º Seminário Nacional de Educação a Distância (Senad), promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), aconteceu no fim de maio, em São Bernardo do Campo (SP), e reuniu educadores e gestores em educação de todo o Brasil. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi representado por Paulo Sérgio de Oliveira, coordenador de Educação a Distância, que pôde acompanhar os debates sobre o futuro da EAD.

Diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), mensalidades mais acessíveis, praticidade de estudar online e em horários flexíveis, de qualquer lugar do mundo, são algumas vantagens da educação a distância, que, no Brasil, de acordo com o MEC, já soma 1,5 milhão de brasileiros, ou 18,6% das matrículas totais. O seminário contou com palestras e mesas redondas que abordaram as metodologias atuais de EAD e a aplicação nos ensinos médio e superior, como a modalidade promove inclusão social ou dessocializa, entre outros temas de interesse à comunidade brasileira da educação a distância.

O Senad é centrado em experiências que estão acontecendo no nosso país. Recebe vários professores, gestores e pesquisadores de instituições brasileiras que discutem a educação a distância de uma forma mais ampla, dentro do cenário da educação do Brasil. Paulo Sérgio conta que três assuntos principais estiveram na pauta do encontro deste ano: a busca por qualidade na EAD; a avaliação como questão central no processo de ensino e aprendizagem; e a produção autoral dos materiais didáticos. “No Unifeso, fizemos a opção por produzir o nosso material didático para o programa de educação a distância. No evento foi ressaltado que o material deve vir carregado da experiência didático-pedagógica do professor, diferentemente de um material já pronto, comercializado por algumas empresas. E é exatamente assim que pensamos o EAD do Unifeso”, destacou o coordenador.

Paulo Sérgio conta que a participação no evento foi importante para ver como as outras instituições de ensino estão trabalhando o assunto. “Foi importante para reafirmar algumas ideias que temos desenvolvido aqui, como a questão da produção autoral dos textos que produzimos para a educação online, para pensar criticamente a nossa experiência e desenvolver ações futuras”, disse.

Outro assunto abordado no seminário foi a capacitação de docentes. “Este também é um tema que já trabalhamos internamente. O Unifeso promove cursos de capacitação para os professores das disciplinas online, oferece bolsas de pós-graduação em educação, ou seja, temos uma política de capacitação de docentes e o tema foi amplamente discutido no evento”, explicou o coordenador.