Unifeso - Unifeso realiza a 1ª Feira AgroVet e destaca a potência da produção e das tecnologias em Agricultura e Pecuária na região, com muito entretenimento e comida boa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unifeso realiza a 1ª Feira AgroVet e destaca a potência da produção e das tecnologias em Agricultura e Pecuária na região, com muito entretenimento e comida boa

25-01-2022

Um dia inteiro e muito animado voltado para a troca de conhecimentos e exposição sobre produtos e serviços que agregam produtos e tecnologias em Agricultura e Pecuária. A 1ª Feira AgroVet do Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos levou ao campus Quinta do Paraíso, na Prata, no último sábado, 22 de janeiro, produtores rurais, representantes de empresas afins, membros de universidades entre outros visitantes, que puderam desfrutar de uma programação recheada de boa comida e bebidas artesanais e de entretenimento, com apresentações culturais, shows musicais e espaço kids.  



O auditório foi palco para palestras e workshops, abrindo com “O cultivo de lúpulo e as perspectivas da produção no mercado cervejeiro”, ministrada pela técnica agrícola Teresa Yoshiko. Ela mantém um viveiro de mudas na cidade e presta consultoria pela região e pelo país. De acordo com ela, o cenário da produção de lúpulo é de crescimento. “O primeiro passo, que é a parte de experimentos, já  foi dado e a constatação é que realmente dá certo, e já temos muitos empresários acreditando nesta produção, e a tendência é só crescer”, comemorou a palestrante, destacando que a nossa região abriga a maior área de plantio de lúpulo, no Brasil, pertencente a apenas uma única pessoa.

Na oportunidade, o Unifeso lançou o seu novo curso de graduação em Agronomia. Quem apresentou a proposta foi a professora Vivian Telles Paim, Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT e responsável pelo curso. Ela destacou as principais áreas de atuação da profissão, como Agricultura Sustentável, Agronegócio, Solos, Tecnologia no Campo, Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos, entre outras. “A Região Serrana ocupa posição de destaque no cenário agrícola, no Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que se refere à produção de olerícolas de folhas e de frutos. Neste cenário de potencialidades e demandas, o Unifeso vislumbra, com o curso de Agronomia, empreender ações de ensino de excelência para a formação de profissionais que atendam à demanda do abastecimento do mercado de trabalho por profissionais qualificados, os quais estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Região Serrana, e em especial do município de Teresópolis”, disse Vivian. 



“Estamos muito felizes de lançar este curso em 2022. Temos certeza que vai contribuir e ganhar muito com os outros cursos de graduação que já temos, como a Medicina veterinária”, declarou a Reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque. Também prestigiou o evento a gestão municipal de Teresópolis, representada pelos secretários de Meio Ambiente, Flavio Castro, e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Carlos da Estufa, e o subsecretário da pasta, Fernando Mendes. “Além de fazer o lançamento do curso de Agronomia, o evento permitiu fornecer uma pequena amostra do potencial da agricultura da região, através de expositores que vão desde a agricultura orgânica, passando por agroindústrias, turismo rural, estufas, hidroponias e estação meteorológica (em forma de startup)”, comentou o subsecretário de Agricultura, Fernando Mendes. O papel do agrônomo e do médico veterinário na produção agrícola familiar e sustentável foi o tema da exposição do engenheiro agrônomo Aloísio Pinto Sturm. Em sua palestra, ele abordou a três importantes tripés da área: “o da produção, que envolve o clima, sol e planta; o tripé do conhecimento, com o ensino, a pesquisa e a extensão; e o tripé do convencimento, com o desfecho das decisões políticas neste segmento”, apontou Aloísio. 

Na ocasião, os visitantes puderam conhecer os cenários de prática dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. “Foi uma oportunidade das pessoas conhecerem nossas instalações e terem contato com expositores, produtores locais, alguns deles já parceiros do nosso curso, tanto para estágios como para trabalhos de extensão, em especial os que atuam com produtos de origem animal, como laticínios da cabra, leite bovino, produção de ovos caipiras e mel, por exemplo”, apontou o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária. 

No palco externo, os shows de Fernando Mello e Lucas Israel e Banda fecharam o evento com chave de ouro. 



Você sabia? 

A Região Serrana vem se destacando na produção de lúpulo e de cervejas artesanais no país. Em 2019, um projeto de lei da Câmara Federal designou Teresópolis como a ”Capital Nacional do Lúpulo”.

Teresópolis é responsável por cerca de 90% de todas as folhosas produzidas hoje no estado. A cidade que produz, com ampla liderança, as dez hortaliças mais importantes na mesa do brasileiro – o que inclui alface, couve, agrião, brócolis, chicória, repolho, rúcula, espinafre, cebolinha e salsa.

A cidade recebeu o título de Capital Estadual da Agricultura Familiar. A agricultura da cidade mostra sua grandeza com uma produção diária expressiva que movimenta a economia local, regional e estadual, garantindo alimento na mesa do consumidor.

A potência agrícola de Teresópolis é meta do projeto Proteger Teresópolis Rural, uma realização do Unifeso em parceria com a Prefeitura, que pretende mapear a atividade agrícola, construir uma ampla base de dados minuciosa do setor e colaborar com a construção de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento da agricultura na cidade.

Vestibular com inscrições abertas

Agronomia e Medicina Veterinária estão entre os 14 cursos de graduação que estão com as inscrições abertas e bolsa de 50% para os ingressantes deste primeiro semestre de 2022. Para conferir o regulamento, obter mais informações e se inscrever, acesse o site



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.