Unifeso - Unifeso realiza Jornadas Científicas do Internato Médico com a presença do presidente da Acamerj

14-10-2022

A tão esperada - e temida -  hora da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para os formandos do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) chegou. Em setembro, aconteceram as XL e  XLI Jornadas Científicas do Internato Médico, no campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Os eventos acontecem em consonância com a política do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) quanto ao incentivo à pesquisa, visando estimular o desenvolvimento da capacidade de análise, síntese investigativa e motivação para pesquisas; exercitar a capacidade de articulação entre vários conhecimentos, integrando pesquisa, ensino e prática; desenvolver a escrita, a interpretação, análise das várias situações que envolvem o trabalho médico; saber utilizar a metodologia científica; e estimular a apresentação oral do trabalho produzido.

Como de praxe, nas Jornadas do Internato Médico do Unifeso, um palestrante é convidado para falar sobre um assunto de interesse médico. Neste semestre, o convite foi ao Dr. Antônio Luiz de Araújo, presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj). “Eu sou o eterno aprendiz, sempre estou aprendendo. Hoje trouxe alguns aspectos do ensino médico brasileiro, que sofre de reflexões permanentes, aprimoramentos e, por várias vezes, recebe críticas. E nunca estaremos no ideal, porque a nossa profissão é muito dinâmica e evolutiva”, disse o palestrante.

Segundo o professor Carlos Pereira Nunes, coordenador de TCCs e também membro titular da Acamerj, a academia tem um laço antigo com o Unifeso. “No início do curso, a maioria dos professores vieram da Acamerj e vieram prestigiar e elevar o nome do nosso curso de Medicina. Hoje, a Acamerj tem 75 membros titulares e, destes, cinco membros são da nossa Instituição”, contou o professor.

Toda a produção científica produzida pelos alunos de Medicina fica disponível nos Cadernos de Medicina, através da Editora Unifeso, no site. A professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina, ressaltou a importância da publicação destes trabalhos científicos. “Os artigos valem muito, principalmente aqueles publicados em anais de congresso”, lembrou. Em sua palestra aos alunos, também exaltou a importância da residência médica para a carreira, destacando algumas questões que contribuem para passar nos processos seletivos de R1, como, por exemplo, a nota do Enade da Instituição, o número de Teste de Progresso, participação em Ligas, Monitoria, o artigo de TCC, entre outros.

Entre os estudantes que apresentaram seus TCCs, estava Mariana Jardim. “A experiência foi muito boa, os trabalhos estavam todos muito ricos e a banca examinadora (pelo menos a da minha sala) fez críticas construtivas de uma forma empática e que tava um clima ótimo! Foi uma sensação de conquista e alívio por termos dado mais esse passo”, contou Mariana.