Unifeso - Unifeso recebe evento do Sebrae sobre Inteligência Artificial Aplicada aos Pequenos Negócios

01-08-2023

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi palco da palestra “Inteligência Artificial Aplicada aos Pequenos Negócios”, oferecida pelo Sebrae, no dia 31 de julho. O evento, que lotou um dos espaços multimídia do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, é fruto da parceria entre as duas instituições e teve como palestrante o professor Ivan Viana Freitas, que tem formação em Processamento de Dados e Sistemas de Informação e é pós-graduado em Gestão de Marketing Digital.

“Através da parceria que temos com Sebrae, conseguimos trazer aos nossos estudantes uma bagagem maior dos conhecimentos na área de negócios. O Unifeso não se preocupa apenas com a educação. A nossa missão é promover ciência, educação, cultura, tecnologia e inovação para nos constituirmos como um polo regional realmente desenvolvido. A parceria com o Sebrae vem justamente para afinar a nossa missão. Quando trazemos os empresários e empreendedores para dentro da nossa casa, a gente mostra que a educação é continuada, ou seja, estamos aqui para aprender sempre”, destacou Valéria de Oliveira Brites, professora dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis e assessora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Unifeso.

Roberta Amaral, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso, destacou a importância do evento, posto que a grande parcela da economia de Teresópolis é formada por empresas de pequeno porte. “Ter um evento com um tema tão atual, de qualidade, e com a chancela do Sebrae, voltado para a mola propulsora da economia da cidade, que são as pequenas empresas, é de extrema importância. Precisamos conhecer mais sobre Inteligência Artificial, sabendo como essas tecnologias novas podem nos ajudar no dia a dia”, disse a professora Roberta.

O palestrante Ivan Viana Freitas fez um panorama sobre o que é IA, falou sobre o Chat GPT e a empresa que o desenvolveu, sobre como os modelos de algoritmos são treinados e como podem beneficiar os negócios, discorreu também sobre as limitações da tecnologia, debateu sobre ética e responsabilidade e ainda falou de futuro. “Estamos vivendo esse admirável mundo novo, em que as coisas estão surgindo a todo o momento, e precisamos entender melhor essas novas tecnologias, até para saber como podemos aplica-las em nossos negócios e em nosso dia a dia e como elas podem ser úteis ou não”, pontuou.