Unifeso - Unifeso recebe primeira edição do Fórum Região Serrana, realizado pelo Cremerj

Unifeso recebe primeira edição do Fórum Região Serrana, realizado pelo Cremerj

29-07-2022

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) recebeu a primeira edição do Fórum Região Serrana, nos dias 22 e 23 de julho, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). O evento teve a presença de médicos da região, que participaram da programação de palestras com diversos temas de interesse da classe. Na ocasião, tomaram posse as comissões de ética médica das unidades de saúde da região.

Compuseram a mesa de abertura a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva; a secretária de Saúde de Teresópolis, Clarissa Guita; o presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista; o presidente da Associação Médica de Teresópolis, Gustavo Falcão; a diretora de Ensino do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), Tatiana Peralta; a coordenadora do curso de Medicina do Unifeso, Simone Rodrigues; os coordenadores do evento Manoel Pombo e Romualdo Gama; e o tesoureiro do Cremerj, Luiz Fernando Nunes.

“O Cremerj precisa entender as necessidades de cada região para poder interagir e cooperar da melhor forma. Esta é a nossa intenção aqui hoje”, disse a vice-presidente do Conselho, Célia Regina, ao abrir o evento, agradecendo “a oportunidade de estar aqui no Unifeso”.

Representando a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), a professora Tatiana Peralta também agradeceu pela oportunidade de receber o Conselho. “É uma honra para a Instituição”, declarou.

A professora Simone Rodrigues parabenizou o Cremerj pelo movimento de interiorização. “Esses fóruns que estão acontecendo no interior do estado são importantíssimos para a classe médica”, avaliou.

O professor Manoel Pombo, do curso de Medicina do Unifeso e coordenador do evento, falou sobre a importância da participação de todos os médicos “para discutir as dificuldades da nossa classe e para começar a trabalhar um maior movimento de união e congregar um quantitativo maior de médicos, trazendo-os para nossa discussão. Trazemos temáticas que venham, efetivamente, trabalhar em prol das necessidades que nossos médicos atualmente estão vivendo. Para cada geração de médicos que passamos, enfrentamos dificuldades diferentes”, pontuou.

Também docente no Unifeso, o professor Romualdo Gama destacou que “temos aqui pessoas representando várias classes e instituições, tudo isso para atingir o objetivo de interiorização do Cremerj e a aproximação da classe médica e da sociedade. O Cremerj tem um único objetivo, que é melhorar o bom relacionamento do médico, defender o médico, defender o ato médico e defender a sociedade".

Logo depois dos cumprimentos iniciais, os médicos Maria da Conceição Salomão, José Roberto Salomão, Luiz Carlos Ramos Maggioni, Marco Antonio Mibielli e Eduardo Bruno foram homenageados. Todos, ao longo de suas carreiras, tiveram atuação destacada na saúde e no ensino médico, nos municípios serranos.

Na sequência, o coordenador da Delegacia Metropolitana do Cremerj na Tijuca, Antônio Braga Neto, ministrou a palestra magna do encontro. Ele falou sobre a importância da relação médico-paciente e exemplificou esse relacionamento desde períodos que antecederam a chamada “medicina moderna” até os dias de hoje.

Abrindo a manhã da programação de sábado (23), o advogado Antonio Couto ministrou uma aula sobre defesa médica. Ele iniciou provocando o dilema se a pessoa que recebe assistência de um médico seria paciente ou consumidor. A mesa de debate foi conduzida pela advogada Manuela Millen e moderada pelo coordenador da Delegacia do Cremerj em Nova Friburgo, Marcelo Orphão.

Já a segunda palestra do dia, ministrada pelo advogado Alex Souza, abordou a responsabilidade civil do médico. Em sua exposição, ele destacou que, para se defender em uma ação judicial, a documentação e os prontuários são essenciais.

Dando continuidade, a terceira mesa teve como palestrante a conselheira Beatriz Costa, e como debatedor e moderador os diretores do Conselho Benjamin Baptista e Yuri Salles, respectivamente. O tópico apresentado foi a publicidade médica.

A rodada seguinte teve como tema a “pejotização”. Quem dissertou sobre o assunto foi o professor José Miguel Rodrigues da Silva, mestre em ciências contábeis e professor da Fundação Getúlio Vargas. Na ocasião, ele apresentou as opções tributárias que o médico tem e os tipos societários mais comuns no Brasil. Além disso, mostrou a diferença entre terceirização e pejotização. A moderadora desse momento foi Célia Regina da Silva e o debatedor foi o conselheiro Flávio Sá.

Por fim, a última apresentação do fórum, realizada por Miyuki Goto, foi sobre remuneração médica. Ela mostrou as principais formas de contratação de profissionais e o problema dos baixos salários.

Com informações site Cremerj