Unifeso - Ação no Unifeso chama a atenção para a Luta Antimanicomial

Ação no Unifeso chama a atenção para a Luta Antimanicomial

27-05-2022

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico. Abraçando a causa, os estudantes e professores do curso de Psicologia participaram de uma ação, na área de convivência do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, para conscientizar sobre o movimento social que mudou o olhar para a assistência à saúde mental no Brasil, também conhecido como Reforma Psiquiátrica.

A iniciativa teve a supervisão da profa. Laura Landi, das atividades de Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETEC) do curso de Psicologia.

O Movimento Antimanicomial pretende lembrar que, como todo cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito em receber cuidado e tratamento, afinal, "trancar não é tratar".