Unifeso - Cirurgia bariátrica: paciente relata experiência e história de superação

Cirurgia bariátrica: paciente relata experiência e história de superação

07-12-2022

Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) está com a procura alta por pacientes de toda a Região Serrana e tem colecionado histórias de superação. No dia 23 de novembro foi a vez de Marcia Cristina Santos Monteiro, de 46 anos, moradora de Itaipava (Petrópolis/RJ) realizar a cirurgia e iniciar uma nova etapa em sua vida.

Marcia estava com quase 150 quilos e diversas comorbidades: hipertensão, pré-diabetes, Síndrome do Ovário Policístico e arritmia cardíaca. “Nunca fui magra. Venho de uma infância com muita fartura de comida, pai idoso e muito doente, muita ociosidade e ansiedade, e logo após o falecimento do meu pai, quando eu tinha 11 anos, eu e meu irmão nos tornamos rapidamente obesos. Após a juventude, a obesidade se tornou mórbida. Meu irmão chegou a fazer a bariátrica aos 23 anos, mas nunca tratou o emocional, vindo a engordar tudo novamente e estando hoje com mais de 200 quilos, sem mais andar. Por esse motivo, eu não acreditava na cirurgia bariátrica. Achava que se não tratasse a minha cabeça, o meu emocional, eu nunca teria êxito. Fiz todos os procedimentos existentes (terapia, psicanálise, balão gástrico, saxenda, dentre outros diversos fármacos) e entre 2017 e 2019 cheguei a perder com reeducação alimentar, medicamentos e atividades físicas 40 quilos”, contou Marcia.

Infelizmente, pouco antes da pandemia a mãe dela faleceu, e todo o isolamento imposto pelo auge da Covid-19 fizeram com que ela recuperasse rapidamente todos os quilos perdidos. “Em abril deste ano tive uma arritmia tão forte no meio da rua que achei que estivesse infartando. Precisei largar meu carro num acostamento e pedir ajuda a um rapaz que passava, para que me levasse imediatamente ao pronto socorro mais próximo. Havia tido um pico de pressão e após uma bateria de exames fui liberada com a certeza de que eu precisava fazer algo imediato pela minha saúde”, declarou.

Ela ficou sabendo do Centro de Cirurgia Bariátrica do HCTCO por um outdoor instalado na sua rua. “Resolvi marcar consulta e tudo foi fluindo naturalmente. Fui superbem recebida pelo Dr. Leonardo Ferraz e pelo Dr. Fellipe Antas e, após diversas pesquisas, vi que estava em boas mãos. Eles me pediram mais alguns exames e para passar em consulta com profissionais de sua equipe médica e todos me trataram com muito carinho, respeito, dedicação e, a cada ida a Teresópolis, eu tinha certeza de que tinha feito a escolha certa”, disse.

Marcia está evoluindo muito bem, já se adaptou à nova rotina e à alimentação semilíquida. O momento atual é de cuidado não só com a saúde física, mas emocional também. “Tenho plena consciência de que a cirurgia é um instrumento de ajuda muito eficaz para o restabelecimento de minha saúde, mas que depende muito de mim para que haja êxito no resultado final. Assim, sigo com minhas sessões de psicanálise, que já faço há oito anos e que me deram estrutura psicológica para enfrentar todo esse processo, e com meu psiquiatra, pois tenho compulsão alimentar e sei, que embora não sinta fome, a vontade de “tapar” meus buracos emocionais com a comida é imensa. Agora é só o início de uma nova jornada, onde terei que canalizar minha energia para outras atividades, como física, social e ocupacional, sempre com foco na minha saúde, para que eu possa ter uma vida com mais qualidade e longevidade. Minha eterna gratidão ao Dr. Leonardo Ferraz e toda sua equipe pelo carinho, dedicação e competência com que me trataram durante todo o processo e, também, agora no pós- cirúrgico”, finalizou a paciente.

Centro de Obesidade

O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO é um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O novo Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria.

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.