Unifeso - Comissão Própria de Avaliação apresenta resultados da Pesquisa CPA 2022

Comissão Própria de Avaliação apresenta resultados da Pesquisa CPA 2022

17-04-2023

Já está disponível no site do Unifeso o relatório da Pesquisa CPA 2022. O documento traz os resultados da coleta de dados feita durante o ano passado, de outubro a dezembro. Em 2022, foram avaliados os eixos Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão. Confira o relatório completo.

Esta pesquisa é comumente conhecida na comunidade acadêmica como projeto dos tablets, mas passou por mudanças. Na última avaliação, responderam à pesquisa 52% dos docentes; 43% dos funcionários técnico-administrativos e 37% dos discentes. Seguem alguns destaques da pesquisa, com a média das notas atribuídas por cada público:

PARA OS PROGRAMAS DE MONITORIA

Estudantes da graduação: 7,9

PARA AS AÇÕES DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Professores da graduação: 8,58

Estudantes da graduação: 7,86

Estudantes da pós-graduação: 8

PARA AS AÇÕES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Professores da graduação: 8,37

Estudantes da graduação: 7,82

Estudantes da pós-graduação: 7,71

PARA AS AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL

Professores da graduação: 8,8

Estudantes da graduação: 7,92

Estudantes da pós-graduação: 7,75

Técnico-administrativos: 8,31

PARA AS AÇÕES DE EXTENSÃO

Professores da graduação: 8,81

Estudantes da graduação: 8,02

Estudantes da pós-graduação: 7,62

Técnico-administrativos: 8,17

VOCÊ CONHECE AS AÇÕES SOCIAIS DO UNIFESO?

Sociedade civil: 8,39

QUE NOTA VOCÊ DARIA PARA O ATENDIMENTO QUE VOCÊ RECEBEU NO UNIFESO?

Sociedade civil: 9,06

Sobre a CPA

Toda instituição de ensino superior deve ter uma Comissão Própria de Avaliação (CPA). Trata-se de um cumprimento de um requisito legal. Essas comissões devem avaliar as instituições com base nos eixos preestabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861.

A CPA do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) é anterior a essa lei e tem como premissa não só o cumprimento de um requisito legal, mas de um instrumento de melhoria institucional e da qualidade do ensino. A CPA do Unifeso é formada por representantes de diversos segmentos da instituição, ou seja, por professores, alunos e funcionários técnico-administrativos, que não recebem qualquer pagamento, já que se trata de um trabalho voluntário, em prol da instituição.